Black Friday: veja dicas para evitar sustos na conta de energia com novos eletrodomésticos
Produtos eletrônicos lideram intenções de compras. Cuidados básicos podem evitar que novos equipamentos gastem mais energia
Tradicionalmente marcada para última sexta-feira de novembro, que neste ano será no dia 29/11, a Black Friday traz diversas promoções para conquistar o bolso dos clientes. Muitas pessoas aproveitam os descontos para comprar itens que tanto desejam, entre eles eletrônicos e eletrodomésticos. No entanto, a escolha do equipamento vai além do custo inicial do produto: é necessário observar, por exemplo, o consumo de energia do item para evitar susto na conta de luz.
Conforme expõe a Equatorial Goiás, produtos que consomem menos energia são mais econômicos e sustentáveis ao longo do tempo, contribuindo para a redução na fatura.
Eletrônicos e eletrodomésticos lideram intenções de compra
Os produtos eletrônicos lideram a lista de preferências de consumidores que pretendem fazer compras na Black Friday deste ano. O dado é de uma pesquisa divulgada pela empresa Zedia, uma plataforma de tecnologia.
Ao todo, os equipamentos de tecnologia são responsáveis por 58,12% do total das intenções de compra. Na lista das preferências dos consumidores para a data de promoções aparecem televisores (27,7%), celulares (13%), eletrodomésticos (12%); e computadores (5,1%).
Além dos produtos eletrônicos, a lista ainda conta com roupas e sapatos (9,5%), cosméticos (2,3%), viagens (6,1%) e outros (23,9%).
Entenda a importância da eficiência energética na hora da compra
Segundo o executivo de Faturamento da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva, a compra destes equipamentos é um momento estratégico para o consumidor. “Além do preço, é fundamental avaliar o impacto dos aparelhos no consumo de energia, já que um modelo mais eficiente pode gerar economia significativa a longo prazo”, destaca o executivo.
Como identificar eletrônicos mais econômicos e eficientes
Veja um guia per aparado para ajudar o consumidor a identificar os eletrônicos mais econômicos e eficientes durante as promoções da Black Friday:
O que é eficiência energética e qual sua importância?
Antes de qualquer compra o cliente precisa ficar atento à eficiência energética dos aparelhos. Ela não impacta apenas diretamente na conta de luz, mas também reflete um compromisso com a sustentabilidade.
A eficiência energética nos aparelhos eletrônicos refere-se à capacidade desses dispositivos de realizar suas funções consumindo a menor quantidade possível de energia elétrica, sem comprometer seu desempenho.
Aparelhos que consomem menos energia utilizam tecnologias mais avançadas, que minimizam desperdícios e maximizam a performance. As etiquetas de eficiência energética apresentam uma escala colorida que vai do “A”, que é o mais eficiente, ao “G”, o menos eficiente.
As cores também servem como guia rápido:
- Verde: maior eficiência energética, consumo de energia menor
- Amarelo: eficiência intermediária
- Vermelho: menor eficiência energética, consumo de energia maior
“Investir em aparelhos eficientes não é só um benefício financeiro, mas também uma contribuição para o meio ambiente, ao reduzir a demanda por geração de energia,” afirma Marcos Aurélio Silva.
Dicas para economizar na hora da compra
Prefira aparelhos com selo de eficiência energética
Ao comprar um eletrodoméstico, observe o Selo Procel, que classifica os produtos de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente). Equipamentos com classificação “A” são projetados para consumir menos energia sem comprometer o desempenho. Para itens importados, o selo Energy Star é uma referência global em eficiência energética, indicando que o aparelho atende a padrões rigorosos de economia de energia
Analise o consumo em kWh
Os fabricantes são obrigados a informar o consumo de energia dos aparelhos em quilowatts-hora (kWh). Esse dado ajuda a comparar modelos semelhantes e a identificar aquele que terá menor impacto na conta de luz.
Por exemplo, ao escolher uma máquina de lavar, dois modelos com funções parecidas podem apresentar diferenças significativas de consumo energético. Uma pesquisa cuidadosa evita surpresas na conta ao final do mês.
Escolha produtos com funções de economia de energia
Muitos aparelhos modernos contam com recursos que ajudam a economizar energia. Funções como “eco mode” em ares-condicionados ou máquinas de lavar são projetadas para otimizar o uso de recursos.
Outro exemplo são os timers e sensores, que desligam o aparelho automaticamente após o uso ou ajustam o desempenho conforme a necessidade.
Considere o tamanho e o modelo do aparelho
Quanto maior o eletrodoméstico, maior o consumo de energia. Por exemplo, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado de grande capacidade gastam mais energia. Escolha o tamanho adequado para as suas necessidades, sem exagerar. Além disso, versões mais novas utilizam tecnologias com menor consumo elétrico.
“A melhor compra não é apenas a mais barata no momento, mas aquela que continua trazendo economia e eficiência ao longo do tempo. Equipamentos modernos e econômicos são aliados indispensáveis para quem deseja usar a energia de forma consciente”, reforça Marcos.
Ao planejar suas compras com base na eficiência energética e nas suas reais necessidades, você garante que cada investimento traga resultados positivos para o seu bolso.