Prefeitura recolhe 328 toneladas de lixo por mês das bocas de lobo em Goiânia
Somente em 2022, a pasta executou a limpeza de 18.155 bocas de lobo e 710 poços de visita, totalizando 18.865 dispositivos
O serviço de limpeza de bocas de lobo resulta no recolhimento de 328 toneladas de lixo por mês, em média. A informação é da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que realiza a operação. A maior parte é formada por resíduos descartados na rua pela população goianiense.
Em 2022, a pasta executou a limpeza de 18.155 bocas de lobo e 710 poços de visita, totalizando 18.865 dispositivos. Realizou, também, a desobstrução de mais de 55 mil metros de ramais ligados ao sistema de captação pluvial.
O serviço é feito manualmente, com auxílio de um caminhão hidrojato que dispara, quando necessário, jato de água em alta pressão para desobstruir galerias de águas pluviais entupidas com resíduos sólidos.
“Trabalhamos arduamente na limpeza das bocas de lobo. Diariamente, nossos servidores recolhem cerca de 10 toneladas de lixo na rede de drenagem da capital. Isso pode ser evitado com o descarte do lixo de forma responsável pelos cidadãos”, diz Denes Pereira, secretário de Infraestrutura.