ORGULHO

Bombeira de Goiás é a primeira mulher a certificar um cão de buscas

A prova de certificação teve objetivo de aferir o grau de conhecimento do condutor, habilidades de buscas e obediência do cão junto.

Fini foi o cachorro que acompanhou Dayana nessa missa. Ela conta que treina o cão desde 2018 e o considera um presente de Deus. (Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros de Goiás).

A primeira bombeira militar a certificar um cão de buscas no Brasil é de Goiás. A 3ª Sargenta Dayana Alves Vieira, lotada na 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar, em Anápolis-Go, foi uma das representantes da Corporação, na Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate etapa Centro-Oeste, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso.

Fini foi o cachorro que acompanhou Dayana nessa missa. Ela conta que treina o cão desde 2018 e o considera um presente de Deus. “Hoje reflito sobre toda essa trajetória, ao longo de três anos, de muita dedicação, trabalho, frustrações, medos, mudanças, lágrimas, risos e muito amor”.

A prova de certificação teve objetivo de aferir o grau de conhecimento do condutor, habilidades de buscas e obediência do animal. Foram submetidos a buscas, simulando uma ocorrência real, nos mais variados tipos de atuação bombeiro militar, que necessitem de buscas com cães.