Bombeiros fiscalizam boates de Goiânia e cobram medidas de prevenção a incêndios
Operação alcança estabelecimentos que promovam aglomeração de pessoas em ambiente fechado
A Secretaria de Segurança Pública de Goiás e Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMGO) deram início à operação Boate Segura 2023, que tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento de ações de prevenção contra incêndios em ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas. Entram na lista boates, salões de baile, restaurantes dançantes, clubes sociais e estabelecimentos similares.
A operação acontece em duas etapas. Na primeira, foram estabelecidos contatos com os responsáveis por boates, casas de show e bares que constam na base de dados do Sistema Integrado de Análise de Projetos e Inspeções (Siapi) e que, por algum motivo, não têm o Certificado de Conformidade (Cercon). Nessa fase, foram realizadas ações de fiscalização no âmbito estadual.
A segunda fase terá duração de até três meses e contará com um planejamento específico, elaborado a partir de análises e levantamentos de inteligência que nortearão a atuação das equipes de fiscalização, com foco em boates, casas de show e bares que operam clandestinamente em todo o estado.
Essa fase envolverá a integração dos demais órgãos de segurança, como a PMGO, Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma) e Guarda Civil Metropolitana (GCM), bem como a participação do poder público municipal, devido à sua abrangência e riscos.
O Comandante-Geral do CBMGO, Washington Luiz Vaz Júnior, avalia que a iniciativa é de extrema importância para garantir a segurança da população goiana e evitar tragédias. Em 2013, 242 jovens perderam suas vidas em um incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS).