Bombeiros monitoram possível risco de rompimento de barragem em Luziânia
Uma mensagem de áudio que diz que a Usina Hidrelétrica Corumbá IV corre risco de rompimento viralizou na cidade
Viralizou na cidade de Luziânia um áudio que diz que a Usina Hidrelétrica Corumbá IV corre risco de rompimento. Porém, segundo técnicos responsáveis pelo empreendimento, a barragem está em perfeito estado.
No último dia 12, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado assim que fazendeiros perceberam que os funcionários da barragem da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV estavam colocando lonas plásticas em um ponto da barragem. O CBM contatou o responsável pelo empreendimento, que informou haver um “pequeno deslizamento de terra” em uma via de acesso. Disseram, no entanto, que o incidente que não comprometeu a base da barragem.
Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros visitou o local na ultima quinta-feira (18). O técnico responsável pela UHE Corumbá IV informou aos militares que a barragem estava estável e em ótimas condições “sem danos ao talude da barragem e com todo sistema de monitoramento funcionando em perfeitas condições”.
A equipe de monitoramento ainda informou aos bombeiros que, assim que passar o período de chuvas, será feita a inclinação do aterro da rampa.
Mesmo diante da resposta, moradores da região estão preocupados.
Em áudio, um morador diz que a empresa está tentando cobrir a rachadura com lona, mas não estão tendo sucesso. O mesmo homem ainda alerta “quem tem rancho na beira do Corumbá sai de perto que o ‘trem’ tá correndo risco de ir embora”.
O Mais Goiás entrou em contato com o CBM de Luziânia, nesta quarta-feira (24), que informou que também recebeu os mesmos áudios. Em razão da mensagem a equipe contatou a empresa, que disse aos militares que a situação continua a mesma.