SAÚDE

Bombeiros que estavam em helicóptero que fez pouso forçado no rio Araguaia recebem alta

Tenente-coronel da corporação teve uma fratura em uma das vertebras na coluna

Foto: Reprodução

Receberam alta os dois bombeiros que ficaram feridos durante o pouso forçado do helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) no Rio Araguaia. O pouso aconteceu em Itacaiu, distrito de Britânia, no último sábado (20). Um dos militares recebeu alta na terça-feira (23), enquanto o outro pôde sair do hospital nesta quarta (24). Ambos estavam internados em Goiânia.

O primeiro a receber alta foi o capitão Milson Fernandes que, após sentir dores na cabeça, passou por uma bateria de exames no Hospital Neurológico, no Setor Bueno.

Já o tenente-coronel Ederbane Rodrigues teve uma fratura em uma das vertebras na coluna, na região da lombar. Ele passou por cirurgia no Hospital Neurológico e não teve nenhuma sequela. A família disse que o militar está reagindo bem ao procedimento.

“Experiência do piloto salvou toda a tripulação”

O Corpo de Bombeiros de Goiás exaltou a “experiência” do tenente-coronel responsável pela pilotagem do helicóptero que realizou um pouso forçado às margens do Rio Araguaia na manhã do último sábado (20). De acordo com a corporação, a habilidade do soldado foi fundamental para “salvar toda a tripulação”.

“Fez todas as manobras de emergência possíveis que o caso requer, e com um julgamento rápido levou a aeronave, já sem potência,  para o lugar mais seguro e tentou ao máximo diminuir o impacto”, salientou.

“Continuamos o transporte aéreo normalmente”, diz Corpo de Bombeiros após queda de helicóptero no rio Araguaia

A corporação afirmou que o socorro aéreo realizado pelas equipes continua mesmo após a queda do único helicóptero da corporação. Além da aeronave, há três aviões de asas fixas que ajudam nas operações.

De acordo com o Comandante do Serviço Aéreo, Tenente Coronel Eduardo Campos Cardoso, a população não ficará desassistida. “O Corpo de Bombeiros também possui aeronaves de asas fixas. Nossos aviões estão ativos, estamos de plantão. Ontem mesmo atendemos uma ocorrência em Caldas Novas”, disse.

Cardoso destacou que o serviço de transporte aéreo continua funcionando normalmente. “Atendemos de segunda a segunda, das 7h às 19h. Todo cidadão que sofrer um acidente, ou uma equipe médica do interior que tiver um paciente com necessidade de ser transferido para outra cidade, nós continuamos o transporte para tratamento fora de domicílio em outros estados.”