Animais silvestres

Bombeiros resgatam filhote de onça parda em Santa Helena de Goiás

Animal foi encaminhado ao quartel desidatrado. Felino, que tem cerca de 20 dias de vida, está sendo tratado em Rio Verde

O Corpo de Bombeiros de Santa Helena de Goiás foram acionados na tarde desta quarta-feira (16) para uma ocorrência um tanto peculiar. Um filhote de onça parda foi encontrado próximo a uma usina da cidade e um funcionário da empresa levou o animal até o quartel.

Segundo o tentente Gersomar, do Corpo de Bombeiros de Santa Helena, os funcionários da empresa até tentaram devolver o filhote para a mãe, mas não tiveram sucesso. “Eles encontraram ele há cerca de dois dias e, como ele é filhotinho, eles sugeriram que a mãe estaria por perto, então eles deram mamadeira para ele, tentaram cuidar dele, mas deixaram ele no local para ver se a mãe retornava para pegar o filhote. Mas o barulho das máquinas, porque começou agora a retira da cana, deve ter afugentado ela.”

Percebendo que a mãe não voltaria para buscar o filhote, os funcionários decidiram levar o animal até os bombeiros para que ele pudesse receber o tratamento adequado.  O felino, que tem cerca de 20 dias de vida, estava desidratado. “Apesar do pessoal ter alimentado ele, não é da forma correta. O filhote mama toda hora na mãe e isso mantém o índice glicêmico alto, então ele precisa de uma alimentação adequada”, ressalta o tentene.

O filhote foi então encaminhado a um veterinário em Rio Verde especialista em animais silvestres. Lá, logo que chegou ele já ganhou uma mamadeira reforçada e deve continuar no local para tratamento com o objetivo de ganhar resistência e, posteriormente, ser encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Goiânia.