Bombeiros resgatam jararaca em quintal de casa localizada em Formosa (GO)
Serpente estava "aparentemente saudável" e foi solta em seu habitat natural
O Corpo de Bombeiros retirou uma serpente do tipo jararaca no quintal de uma casa, no setor Bela Vista, na cidade de Formosa. O resgate aconteceu depois que os moradores notaram a presença do animal, por volta de 19h30 de quinta-feira (5).
Apesar do susto, bombeiros disseram que ninguém se feriu. A equipe utilizou das técnicas apropriadas de salvamento para capturar a jararaca em segurança. A serpente estava “aparentemente saudável” e, posteriormente, foi solta em seu habitat natural.
Ao Mais Goiás, a corporação não soube dizer se a jararaca era filhote ou adulta. “Não dá para dizer, são várias espécies de jararaca e tem umas que, mesmo adultas, são pequenas. Além disso, mesmo as espécies que ficam maiores, as filhotes já possuem veneno e tem comportamento iguais”, disse.
Ainda de acordo com os bombeiros, vários são os fatores que podem fazer com que as serpentes entrem em casas urbanas. Alguns deles são: matas e córregos nas proximidades, pois são seu habitat natural; lixo, entulho, plantações que atraem roedores e insetos que servem de alimento para elas.
“Outro fator pode ser a mudança de tempo. As vezes um local em que ela se abrigava e era fresco, com a mudança da estação, pode passar a ficar muito quente fazendo com que ela saia para procurar outro local”, acrescentou a corporação.
Vale ressaltar que as jararacas são serpentes venenosas e ativas durante a maior parte do ano. Elas têm, em media, 120 cm de comprimento.