Bombeiros resgatam tatu em residência de Niquelândia
Queimadas e desmatamento fazem resgate de animais silvestres ser cada vez mais frequente, segundo a corporação
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) resgatou um tatu-galinha (também conhecido como tatu-verdadeiro, tatu-de-folha, tatu-veado, tatu-liso ou tatuetê) na noite de sábado (6), em Niquelândia.
Os profissionais foram acionados por volta das 22h. O atendimento ocorreu no setor Parque Santo Antônio.
Segundo a corporação, o animal estava aparentemente saudável. Após a captura, eles levaram o tatu ao habitat natural dele, uma região de mata próxima a cidade.
Ainda conforme os bombeiros, a captura de animais silvestres é cada vez mais frequente. A corporação informou que as queimadas e o desmatamento são os responsáveis.
Queimadas em Goiás
O número de focos de queimada em Goiás aumentou 19% em 2021 na comparação com os oito primeiros meses do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em números absolutos, são 2.687 focos de incêndio em 2021 contra 2.262 ocorrências no ano passado (neste mesmo período).
Ainda segundo o “monitoramento dos focos ativos por estado” do Inpe, 2010 foi o ano com mais focos (13.419) de queimadas em Goiás. O menor ocorreu em 2009, com 2.920 registros.
O monitoramento é feito desde 1998 pelo instituto.