Bombeiros utilizam cães de resgate nas buscas por homem desaparecido na Chapada dos Veadeiros
Jacob Vilar, de 31 anos, foi levado por uma tromba d’água no dia 1º de dezembro. Trabalho dos militares é dificultado pelas condições meteorológicas
Continuam as buscas por Jacob Vilar, de 31 anos, que desapareceu no dia 1º de dezembro após ser levado por uma tromba d’água no Vale da Lua, na região da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso. O Corpo de Bombeiros começou a utilizar cães de resgaste para auxiliar a operação, que completa nove dias nesta terça-feira (10).
De acordo com informações da corporação, 16 militares formam a equipe de buscas. A operação é feia com mergulhos na região e buscas nas margens do leito do rio. Nos últimos dias, o raio de atuação foi ampliado. Ainda de acordo com os bombeiros, o trabalho é dificultado pelas condições meteorológicas e pela topografia do terreno, além do volume de água, que aumentou por causa das chuvas.
Relembre o caso
Jacob estava com a namorada e um grupo de amigos quando todos foram surpreendidos pela tromba d’água. Esse fenômeno acontece quando chove torrencialmente nas cabeceiras – ou nascentes – dos rios e o volume de água sobre repentinamente.
A namorada de Jacob, Jéssica Carmelo, conseguiu se segurar em uma pedra e foi resgatada. O arquiteto, no entanto,acabou sendo levado pela água.
O ano de 2019 foi bem movimentado para os bombeiros quando o assunto foi turismo na região da Chapada dos Veadeiros. Entre fevereiro e novembro de 2019 foram sete desaparecimentos e seis afogamentos. No mesmo período, três pessoas morreram enquanto faziam alguma atividade turística no local.