Bombeiros voltam a Goiás após missão de combate a incêndios no Pantanal
De janeiro até o último fim de semana, foram mais de 1 milhão de hectares consumidos pelo fogo, número superior a 6% de todo o território pantaneiro
Equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás retornou de missão de combate a incêndios no Pantanal, nesta terça-feira (6), após 15 dias de trabalho. Participaram oito profissionais especialistas em incêndios em vegetação.
Segundo informações da corporação, eles enfrentaram condições extremas e colaboraram com equipes locais e nacionais para combater as devastadoras chamas que afetaram a região. Neste ano, houve o maior número de focos de calor no Pantanal desde o início da série histórica, em 1998.
Os incêndios de grandes proporções se espalharam do município de Aquidauana (MS) até a fronteira com a Bolívia. A destruição atingiu vastas áreas do bioma.
No combate às chamas, foi realizada uma colaboração entre o PrevFogo, do Ibama; Exército; Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, por meio de articulação do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). Também participaram brigadas voluntárias, ONGs e moradores locais.
O CBMGO informou que foi preciso utilizar maquinários para abrir aceiros, a fim de tentar bloquear o fogo, enquanto aeronaves despejavam água do ar. Além disso, veículos terrestres e embarcações transportaram as equipes para as linhas de frente.
De janeiro até o último fim de semana, foram mais de 1 milhão de hectares consumidos pelo fogo, número superior a 6% de todo o território pantaneiro. A informação é do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ).