Brasil deve ter mais de 450 mil vagas temporárias de trabalho no fim de ano
A maior quantidade de vagas está no setor industrial, com 45% das contratações
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que 450 mil vagas temporárias sejam criadas no último trimestre de 2024 no Brasil.
Ainda de acordo com a Asserttem, a maior quantidade de vagas está no setor industrial, com 45% das contratações. Na sequência, aparecem o setor de serviços, com 35%, e o comércio, com 15%.
O levantamento também apontou as chances de efetivação a partir das contratações temporárias. Segundo a Assertem, a previsão é que 90 mil (20%) das oportunidades provisórias se tornem postos fixos.
No terceiro trimestre deste ano, mais de 610 mil contratos de trabalho temporário foram assinados no país. Esse número representa um aumento de 0,5% com relação ao mesmo período de 2023, quando cerca de 608 mil vagas provisórias foram criadas.
Varejo em Goiás
A expectativa do Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas) é de que mais de cinco mil vagas temporárias sejam abertas até o fim deste ano. Entre as principais oportunidades que devem estar disponíveis estão a de vendedor, operador de caixa, balconista, atendente, estoquista e empacotador.
Ainda de acordo com essa previsão, o número deve ser 11% maior se comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto, ele é menor ao registrado em 2022, quando o crescimento foi de 12,5%.