RECURSOS

BRICS aprova empréstimo de 120 milhões de dólares para Aparecida de Goiânia

Os recursos serão utilizados para investimentos em infraestrutura, educação, ambiente e outros.

O Comitê de Crédito do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Brics, aprovou na última terça-feira (20) financiamento de 120 milhões de dólares para Aparecida de Goiânia. Os recursos serão utilizados para investimentos em infraestrutura, educação, ambiente e outros.

A expectativa do prefeito Vilmar Mariano (Patriota) é usar os recursos pavimentação asfáltica de todas as ruas habitadas da cidade (o cálculo da prefeitura é que faltam 25%), além de construção de pontes, viadutos, quatro escolas municipais, quatro parques e 13 Cmei’s.

O secretário da Fazenda, Einstein Paniago, aponta que há ainda algumas etapas para que o empréstimo saia de fato do papel, entre elas não objeção do conselho dos diretores do banco, reanálise da documentação já encaminhada à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e posteriormente ao Senado brasileiro.

“Vamos contar com a bancada goiana [do Congresso]. A expectativa é que muito em breve a formalização e as primeiras transferências estejam acontecendo para Aparecida”, ressalta o secretário da Fazenda.

Negociações

Esse empréstimo está em negociação há pelo menos dois anos, ainda na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota). Nesta semana, o secretário da Fazenda, Einstein Paniago, da Indústria e Comércio, Felismar Martins, e o deputado estadual Veter Martins (MDB), fizeram reunião com a presidente do banco, Dilma Rousseff e diretores do Brics, em Xangai, na China.