SAÚDE

Busca por teste de covid em Goiânia aumenta 185% no fim de ano

Encontros familiares e eventos tem motivado a procura pelos testes, segundo a Prefeitura de Goiânia

Goiânia amplia para 4 o número de pontos de testagem neste domingo (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Em meio às festas de final de ano, as buscas por testes de Covid-19 aumentaram 185%, em Goiânia. Segundo a prefeitura de Goiânia, isso aconteceu porque as pessoas querem celebrar com a família com a garantia de que não estão contaminados, bem como conseguir a entrada em eventos que fazem essa exigência.

De acordo com a diretora de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Grécia Carolina Pessoni, a expectativa normal é testar 700 pessoas por dia. Porém, nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Saúde esperava testar 2 mil pessoas. “O objetivo da nossa testagem não é testar para eventos, e sim testar pessoas que tiveram contato com casos positivos. Mas as pessoas chegam nas testagens e falam que tiveram contato”, afirma Grécia.

Procura por testagem de Covid aumenta 185% com aproximação do final do ano
No início da tarde de quinta (30), uma grande fila de carros se formou na região da Praça C-170, no Jardim América, onde está sendo realizada a testagem (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Fila de carros

No início da tarde de quinta (30), uma grande fila de carros se formou na região da Praça C-170, no Jardim América, onde está sendo realizada a testagem prioritariamente na modalidade drive-thru. A testagem se iniciou às 8 horas e terminou às 16 horas.

Por conta do alto fluxo de veículos, o trânsito fluiu com lentidão. Motoristas registraram as duas filas de carros que ser formaram em torno da praça, as quais ocupam duas das três faixas disponíveis para o trânsito.

Agentes das Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) estiveram no local para orientar os condutores. “A recomendação é que os condutores evitem a região da Praça da T8, no Jardim América, e a busquem rotas alternativas”, afirmou o órgão em nota.

Procura por testagem de Covid aumenta 185% com aproximação do final do ano
Agentes das Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) estiveram no local para orientar os condutores. (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Ajustes de fim de ano em Goiânia

Os cronogramas de atendimento de saúde em Goiânia sofrerão alguns ajustes com por conta das celebrações de fim de ano. Nos dias 30/12, 31/12 e 1º/1 não haverá atendimento de vacinação contra a Covid-19. Isso porque, o decreto Nº 4.653 publicado, consta ponto facultativo nos dias que antecedem as datas comemorativas e logo em seguida. Em relação à testagem, apenas nos 31/12 e 1º/1 as atividades serão pausadas.

As vans itinerantes que circulam pela cidade, distribuindo todas as doses contra a Covid-19 e a vacina da gripe, só voltam a funcionar no ano que vem. Elas contarão com um novo planejamento estratégico.

Durante os dias de ponto facultativo e feriado, as pessoas que necessitem de atendimento médico poderão procurar uma das 13 unidades de urgência e emergência que funcionam 24 horas na capital.