PROCEDIMENTO

Cadeirante que fugiu da Santa Casa e foi para o Hugol consegue cirurgia

Gleidson da Costa Santos está internado na UTI da unidade e possui estado geral estável, consciente e respira espontaneamente

O cadeirante Gleidson da Costa Santos, que fugiu da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia para ir ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) por uma cirurgia, foi operado na noite de quarta-feira (30). A informação foi confirmada pelo próprio Hugol.

“Informamos que o procedimento cirúrgico foi realizado na noite desta quarta, conforme programação”, diz trecho da nota do Hospital. Segundo o Hugol, o paciente está internado na UTI da unidade e possui estado geral estável, consciente e respira espontaneamente.

A fuga ganhou repercussão na quarta-feira. O paciente conseguiu percorrer 8 km e nem mesmo os familiares conseguiram entender como foi possível, pois ele estava cansado e confuso. Ao Mais Goiás, a Santa Casa confirmou a fuga, que foi registrada pelas câmeras do local.

Por nota, a unidade disse que o paciente deu entrada no último dia 11 e ficou na UTI até 22 de outubro, indo para a enfermaria para continuar o tratamento. Sobre a fuga, informou que ele usou uma cadeira de rodas do próprio hospital, conforme captura das imagens das câmeras de segurança do circuito interno. Apontou, ainda, que “foi instaurada sindicância para apurar os fatos e aplicar, se necessário, as devidas responsabilizações”.

Em entrevista à Record Goiás, a irmã do cadeirante, a costureira Taíse dos Santos Souza, afirmou que Gleidson começou a desenvolver escaras nas nádegas devido ao contato com a cadeira de rodas e estas viraram uma infecção no osso. Segundo ela, não havia um profissional para fazer a cirurgia de que ele precisava na Santa Casa. Após cerca de 20 dias no local, ele teria entrado em desespero e fugiu. “Ele achava que ia morrer e sabia que no Hugol tinha alguém para fazer a cirurgia”, disse.

Nota do Hugol:

“Em resposta à solicitação, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) informa que o paciente está internado na UTI da unidade, possui estado geral estável, consciente e respira espontaneamente. Informamos que o procedimento cirúrgico foi realizado na noite desta quarta-feira (30/10), conforme programação.”