Corpo de Bombeiros/Despedida

Cadela Vênus, que atuou em Brumadinho, será cremada nesta segunda-feira (29)

Animal morreu após complicações no parto de seus três filhotes

A cadela Vênus, que atuou em auxílio ao Corpo de Bombeiros de Goiás no resgate de vítimas em Brumadinho (MG), será cremada na tarde desta segunda-feira (29) no Complexo Vale do Cerrado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o velório terá início às 15 horas e será aberto ao público. Vênus não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e hemorragia interna ocorridas depois de um parto na última terça-feira (23).

A cadela deixou três filhotes – duas fêmeas e um macho – que serão treinados e atuarão no Corpo de Bombeiros. Os filhotinhos ganharam uma ama-de-leite: Hannah, um Husky Siberiano, que é de um dos militares da corporação.

Vênus tinha seis anos e começou a fazer busca com apenas 11 meses. No primeiro ano de vida, ela encontrou o seu primeiro cadáver, durante ocorrência no Bairro Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. Logo após, a cadela encontrou outro corpo com apenas dez minutos de busca, no Jardim Botânico.

Vênus também foi treinada para encontrar seres vivos e chegou a ser certificada nacionalmente. Ela desvendou um assassinato em Lagoa Santa, após encontrar a vítima enterrada em uma fossa de 15 metros de profundidade, em 2016. De acordo com a corporação, a cadela foi um dos animais que mais se destacou no trabalho de busca dos corpos na tragédia de Brumadinho, onde atuou por dez dias, em fevereiro deste ano. “É com pesar que o CBMGO comunica o falecimento do animal”, diz a corporação.

Vênus atuou no resgate em Brumadinho em Fevereiro e Abril deste ano. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Filhotes de Vênus, cadela do Corpo de Bombeiros. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)