Cães “terapeutas” levam alegria em dia de visita a pacientes do Ingoh
A alegria prevaleceu nos corredores do Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh) na quarta-feira…
A alegria prevaleceu nos corredores do Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh) na quarta-feira (18) com a visita dos cães “terapeutas” a pacientes do setor de oncologia, laboratório e centro médico. Lord, Sirius, Hiena e Sansão fazem parte do Programa Terapia Assistida por Cães e, junto aos seus tutores, levam amor e diversão para pacientes em tratamento de várias intuições da capital.
A visita é parte do projeto de humanização do atendimento uma vez que a presença dos cachorros oferece leveza ao ambiente e diminui a angústia e a ansiedade que costumam afetar quem passa por um tratamento oncológico. Além de amenizar a rotina assistencial de funcionários da instituição. Os doadores de sangue também receberam atenção e carinho dos animais.
“Temos estudos que comprovam os benefícios psicossociais proporcionados pela interação entre animais e seres humanos, observa a coordenadora de Qualidade do INGOH, Juliana Correa.
A visita foi realizada com a supervisão do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da unidade, que providenciou as medidas para garantir a segurança de pacientes e doadores.
Para participar de projetos como esse, os cachorros passam por uma série de avaliações e, até serem considerados aptos para as visitas, são submetidos a avaliações comportamental e veterinária. Nesse momento, o médico veterinário analisa estado de saúde, cartões de vacina e realiza exames de sangue. A entrada em unidades de saúde só é autorizada, após emissão de um atestado sanitário pelo especialista.
Leia outras notícias no Mais Goiás
Grávida, Britney Spears publica fotos nua abraçada com seu cachorro
Amigo fiel: cão acompanha dono à UPA de Mineiros (GO) e espera ele receber alta
Conheça TobyKeith, o cachorro vivo mais velho do mundo
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt