VISITA ANIMAL

Cães terapêuticos visitam pacientes internados em hospital de Goiânia

Evidências apontam que a presença dos cães terapêuticos diminui o estresse, ansiedade e até a pressão sanguínea dos pacientes

Evidências apontam que a presença dos cães terapêuticos diminui o estresse, ansiedade e até a pressão sanguínea dos pacientes (Foto: HUGO)

Pacientes internados no Hospital Estadual de Urgências de Goiás (Hugo) receberam, nesta sexta-feira (7), a visita de Vitamina e Capoeira. Tratam-se de duas cadelas terapêuticas, usadas para promover o bem-estar físico e emocional de pacientes em ambientes hospitalares. De acordo com a Comissão de Humanização do Hugo (CH), responsável pela iniciativa, evidências apontam que a presença dos animais diminui o estresse, ansiedade e até a pressão sanguínea dos pacientes.

Os cães usados nesse tipo de ação, nesse caso uma golden retriever e uma labrador, geralmente são dóceis e atuam como “coterapeutas em um trabalho desenvolvido com terapia holística”.

“A proposta é baseada nas pesquisas sobre a Atividade Assistida por Animais (AAA) e Terapia Assistida por Animais (TAA), que são estudos comprovados que mostram uma diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, bem como uma melhora significativa na interação social das pessoas através também do olhar holístico que é o ser humano na sua integralidade”, explicou a co-criadora do Centro Universal de Referência em Assistência Animal (Curaa), que levou Vitamina e Capoeira ao Hugo.

Paciente brinca com uma das cadelas terapêuticas que visitaram o Hugo (Foto: Divulgação)

Os pacientes do hospital receberam a visita das cadelas foi recebida com emoção. “A gente fica aqui internado sozinha, triste. Ao ver as cadelinhas lembrei de um cachorro que eu tinha da mesma raça. Achei muito bom, fiquei feliz”, disse Irailma da Costa Silva, internada há 22 dias no Hugo.

Destaca-se que a duas cadelas têm os cartões de vacina em dias, vermífugos e tomaram um banho reforçado no dia da visita.

Foto: HUGO