Cai número de pessoas que pretendem presentear no Dia dos Pais, em Goiânia
O movimento do comércio lojista para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (6),…
O movimento do comércio lojista para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (6), deve ser menor do que o registrado no ano passado, em Goiânia. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital. A expectativa é de que R$ 63,4 milhões sejam injetados à economia goianiense. Número é quase R$ 10 milhões a menos do valor arrecadado em 2018. Percentual de pessoas que pretendem presentear apresentou queda de 6,6%.
Em 2019, 48,5% da população economicamente ativa de Goiânia, o que corresponde a 417 mil pessoas, pretende comprar algum presente para a data comemorativa. Nesta mesma época no ano passado, a porcentagem foi de 55,1%, ou seja, 448 mil possíveis compradores. O valor médio dos presentes também apresentou queda. Neste ano, a previsão é de R$ 152, contra R$ 163 em 2018.
Assim como no ano passado, a procura por roupas lidera a preferência para presentes, com 50% das intenções, seguida de perfumaria e cosméticos (29%), calçados (13,7%), acessórios (9,2%) e celulares (2,6%). O destaque fica por conta do setor de perfumaria e cosméticos, que teve acréscimo de 14.6%.
Atendimento e presentes
Os dados sugerem que 45,9% dos consumidores estão dispostos a gastar o mesmo valor do ano anterior. Enquanto 26,3% podem pagar mais do que o valor gasto em 2018. Apesar da intenção, 66,2% dos entrevistados afirmaram que vão realizar pesquisas antes de adquirir o presente.
Para 44,7% dos que pretendem presentear, o preço pode definir o local de compra. Porém, este ano boa parte dos consumidores (32,09%) também está atenta ao atendimento de qualidade. No ano passado, apenas 7,5% tinha essa preocupação.
A maior parte dos consumidores que vai presentear este ano pretende comprar o presente à vista (59,6%). Outros 35,7% escolheram o cartão de crédito como forma de pagamento. 96,2% das pessoas já sabem onde realizar a compra. Ao contrário do ano passado, a preferência é por shopping centers (60, 1%), o que representa um acréscimo de 14.7 pontos percentuais em relação a 2018 (45,4%).
Já 42,4% preferem as lojas de rua. E 8,4%, as compras feitas pela internet. Os mais presenteados serão os pais (61,9%), seguidos dos esposos (26,3%), filhos (1,5%) e companheiros (0,5%).
Região da 44
Apesar da queda do número de pessoas que pretendem presentear na data, apontada pela pesquisa da CDL, a Associação Empresarial da Região 44 (AER-44) prevê grande movimentação. A expectativa é de crescimento de 12% em comparação com 2018. No ano passado, o valor injetado à economia foi de R$ 580 milhões. Para 2019, são esperados R$ 650 milhões.
“A CDL faz o levantamento de Goiânia como um todo, mas a região da 44 é diferenciada. As datas comemorativas têm mostrado isso. Enquanto em outros lugares há queda, na 44 há um aumento”, disse o presidente da associação, Jairo Gomes. O motivo, segundo ele, se deve ao fato de que o local é um polo atacadista com preço baixo. “A venda no atacado acaba gerando o atacarejo. A pessoa vai comprar um presente para o pai, mas também acaba levando algo para ela mesma, para a mãe, filho, irmão. Nossa perspectiva, mais uma vez, é de crescimento”, avaliou.