ESTADO

Caiado anuncia R$ 28 milhões para ações sociais em 237 municípios

Estado promove força-tarefa para orientar gestores a se capacitar para benefício

Governador Ronaldo Caiado e secretária Lúcia Vânia na Casa do Idoso (Foto: Governo do Estado)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) autorizou o repasse de R$ 28 milhões para financiamento de ações assistenciais em 237 municípios. Este número representa 96% do universo de cidades goianas. Os demais nove municípios que ainda não conseguiram acesso ao recurso tentam dirimir irregularidades na documentação para ter direito ao benefício.

O dinheiro se destinará a socorrer a parcela mais vulnerável da população, que é também a que mais sofre com os desdobramentos econômicos da pandemia do coronavírus. Caiado escalou a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) para realizar uma força-tarefa com o intuito de capacitar gestores a usar e prestar contas do dinheiro, de modo a evitar problemas futuros.

“Com uma lei que foi enviada para a Assembleia Legislativa, estamos tentando fazer com que esses recursos possam abranger mais áreas relativas à assistência social. O intuito é que as prefeituras possam utilizar esses recursos neste período de calamidade pública, para atender às urgências das pessoas em vulnerabilidade social”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia.

O Cofinanciamento Estadual do Suas é efetivado por meio do Fundo Estadual da Assistência Social (Feas). O prazo final é 30 de março. Mais informações estão disponíveis na página da Seds (social.go.gov.br).