SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Caiado diz que ministro quer ‘ainda mais ajuda’ de Goiás na luta contra covid

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse, durante encontro com prefeitos organizado pela Federação Goiana dos…

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse, durante encontro com prefeitos organizado pela Federação Goiana dos Municípios (FGM), que conversou nesta tarde de quarta (27) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “E ele me disse: ‘Veja se o senhor pode fazer ainda mais do já se fez’.”

Segundo Caiado, na conversa, Pazuello disse que a situação do avanço da pandemia é muito grave. A ajuda não ficou clara se era a respeito de receber novos pacientes, como houve no caso de Manaus ou outra questão.

Goiás recebeu 32 pacientes vindos da capital amazonense na última semana. A transferência ocorreu após a saúde colapsar por falta de oxigênio hospitalar.

Lei seca

Caiado lembrou, também, que, na terça-feira (26), já emitiu um decreto determinando a lei seca a partir das 22h em bares, restaurantes e similares, mas também pediu apoio à Polícia Militar (PM) no auxílio da fiscalização para o combate a disseminação da Covid-19. “Já está estamos com 80% dos leitos de UTI ocupados e temos limites para expandir esses leitos”, expôs. “Então, vamos trabalhar todos juntos para evitar o colapso.”

Ainda em sua fala, o governador lembrou que a nova cepa da doença tem características diferentes, sendo dez vezes mais contagiosa. “Vamos fazer o que a regra determina para não passarmos pelo que estamos assistindo. Cidadão morrendo por falta de oxigênio”, apelou aos prefeitos do encontro.

E completou: “Não existe nada mais angustiante que essa morte [por falta de oxigênio]. Já temos as vacinas e estão chegando aos poucos. Quando chegam em Goiânia, em menos de 12h já estão em todas as cidades do Estado.”