ESTADO

Caiado lança programa de segurança alimentar para famílias carentes em Goiás

Programa vai distribuir produto constituído de arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados

Caiado lança programa de segurança alimentar para famílias carentes em Goiás (Foto: Governo de Goiás)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) lançou nesta terça (26) o programa NutreBem, destinado a prover segurança alimentar das famílias mais carentes de Goiás. O Estado vai distribuir um composto preparado com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados que ganhou o nome de Mix do Bem – além de legumes embalados a vácuo e frutas desidratadas.

O governador afirma que a seleção dos itens da cesta foram escolhidos de modo a suportar viagens e não perecer no curto prazo. O Mix do Bem não contém gorduras trans, gorduras saturadas ou lactose. O governador prometeu destinar veículos para agilizar a distribuição dos alimentos. “Estamos garantindo o padrão nutricional, com a reposição de minerais, de nutrientes necessários para manter a pessoa alimentada durante o seu dia”, declarou o governador.

Os testes para o processamento foram feitos com o apoio técnico de nutricionistas, engenheiros de alimentos e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG). O reitor da instituição, Edward Madureira, que está em seu terceiro mandato, classificou Caiado como o “parceiro que acreditou” na universidade em função dos inúmeros projetos já estabelecidos.

Caiado lança programa de segurança alimentar para famílias carentes em Goiás (Foto: Governo de Goiás)
Caiado lança programa de segurança alimentar para famílias carentes em Goiás (Foto: Governo de Goiás)

Banco de Alimentos

A OVG assumiu o Banco de Alimentos em julho de 2019, com trabalho que abrangia 100 famílias. Hoje, são mais de mil por mês. A organização já distribuiu 3 mil toneladas de frutas, verduras e legumes para 45 mil pessoas.

O Banco de Alimentos já promoveu ações de educação alimentar e nutricional em cerca de 724 entidades sociais que cuidam de crianças, grávidas, idosos e pessoas em tratamento de saúde, bem como também a 620 famílias em situação de vulnerabilidade social.  As frutas, verduras e legumes são doados por produtores e permissionários das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO).