Economia

Caiado passará por quatro cidades e visitará multinacionais em viagem à China

Missão vai oficializar instalação de grandes empresas no estado, além de parcerias na área de educação

Governador Ronaldo Caiado: missão internacional na China (Foto: Divulgação)
Governador Ronaldo Caiado: missão internacional na China (Foto: Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado iniciou, na última quarta-feira (1º), missão internacional na China. O governador e a comitiva passarão por quatro cidades do país asiático para consolidar acordos comerciais e atrair investimentos para o Estado. O grupo vai passar por Xangai, Shenzhen, Weifang e Pequim, onde o governador visitará multinacionais e integrará reuniões com lideranças chinesas.

O investimento de R$ 3 bilhões da mineradora CMOC, em Catalão e Ouvidor, será formalizado em Xangai. Ainda na cidade, haverá uma visita ao Centro de Exposições de Planejamento Urbano da cidade e à sede da Chint Power para oficializar a instalação de uma filial da empresa em Itumbiara para produção de medidores de água e células fotovoltaicas. “Quero buscar a experiência chinesa e desenvolver o nosso estado. Precisamos avançar nos acordos internacionais e costurar espaços para mais empresas, mais empregos e renda cada vez maior”, afirmou Caiado.

Na sede da Huawei, na cidade de Shenzhen, o governador assina acordo de compartilhamento de tecnologias entre captação de imagens oftalmológicas em alta resolução e produção de carros conectados à internet 5G. Caiado busca ainda avançar na eletrificação da frota do transporte público em reunião com executivos da BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo. Já na cidade de Weifang, é ponto de visita a empresa líder mundial na fabricação de motores elétricos para caminhões, a Weichai Group. Há sinalização chinesa para instalar uma fábrica também em Itumbiara.

A missão passará por Pequim com destino a Xiong’an, capital da província de Hebei. Lideranças locais chinesas foram recebidas pelo governador na última segunda-feira (30/10), entre elas, a vice-governadora da província, Jin Hui. “Temos agora uma expectativa muito grande de consolidarmos este tratado”, destacou Caiado ao lembrar que, em junho, o vice-governador Daniel Vilela esteve na província de Hebei e formalizou intercâmbio entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade de Hebei.

No retorno a Pequim, o governador visita a Tsinghua University para assinatura de um acordo de cooperação voltado para áreas de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras. Com foco no desenvolvimento industrial de Goiás, ainda na capital da China, haverá visita à CREC4, multinacional que atua na com infraestrutura, mineração, construção civil, transportes e mercado imobiliário.

A comitiva goiana reúne equipe de governo, com ênfase em setores como governança, infraestrutura, ações sociais, bem como indústria e comércio. São integrantes a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; os secretários Adriano da Rocha Lima (Geral de Governo), Pedro Sales (Infraestrutura) e Joel de Sant’Anna Braga Filho (Indústria e Comércio); Adryanna Caiado, diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), além de empresários do estado, que reforçam a busca por novos investimentos em municípios goianos.