Caiado projeta substituir todas as pontes de madeira em Goiás até o final da gestão
O objetivo do programa é atender rotas de escoamento da produção agropecuária e escolar, além de melhorar a segurança e a mobilidade para regiões com menos acessos
Com a presença de mais de 180 prefeitos, deputados estaduais e até representantes da bancada federal, o Governo de Goiás lançou nesta terça-feira (27) o programa Goiás em Movimento – Eixo Pontes, que busca substituir cerca de 500 pontes de madeira por estruturas de concreto em rodovias e estradas não pavimentadas nos 246 municípios goianos. O investimento total será de R$ 200 milhões.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que esteve presente no evento de lançamento, destacou que o programa será o maior da história do Brasil para substituição de pontes de madeira. “Será o maior impulso que o estado já viu nas obras e nas pontes, das menores às maiores”, afirmou destacando que não iria olhar coloração política ao dialogar com os prefeitos.
“Tem governador que queima pontes, interrompe contatos com prefeitos. Eu não. Eu construo pontes com prefeitos, não olho partido e respeito a decisão da população”, destacou em seu discurso.
O objetivo do programa é atender rotas de escoamento da produção agropecuária e escolar, além de melhorar a segurança e a mobilidade para regiões com menos acessos. As aduelas, que são fabricadas em concreto pré-moldado e possuem até três metros de altura, serão instaladas pelos próprios municípios após a entrega pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).
“Quando cheguei à gestão tinhamos em torno de 700 pontes de madeira. Hoje são 500. Até o final do governo Ronaldo Caiado não vamos ter mais nenhuma ponte de madeira em rodovia goiano”, destacou o presidente da Goinfra, Lucas Visotto. “Não é promessa. A plataforma está aberta para fazer o convênio para ínicio das obras. Vamos receber todos os prefeitos de Goiás para fazer o atendimento”, explicou em seu discurso.
A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama Gracinha Caiado ressaltou que o programa vai beneficiar diretamente a população goiana, especialmente em regiões que sofrem com o isolamento durante os períodos chuvosos.
“Com essas pontes, nos próximos períodos chuvosos os prefeitos não terão o sofrimento que nós acompanhamos em outros anos”, disse. “Esse é o diferencial do governo Caiado. Nós entregamos resultados. Não há uma obra feita na gestão que quando entregue, tenha sido feita na sua totalidade”, se orgulhou.
O presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlão da Fox (PSD), reconheceu que o programa vai resolver um problema antigo em muitas cidades do estado. “Nas estradas vicinais que tem o transporte escolar, tem época do ano em que os ônibus ficam impossibilitados de buscar os alunos e, agora, nós vamos resolver esse problema”, afirmou.
Em uma primeira fase, lançada em 2021, o programa Goiás em Movimento – Eixo Pontes já tinha construído 54 pontes em 13 municípios, com aporte de R$ 21,8 milhões. Uma das maiores obras em andamento é a ponte sobre o Rio das Almas, entre São Luiz do Norte e Goianésia, que terá 300 metros de comprimento. Agora, Caiado pretende alcançar todas as restantes, atingindo mais de 500 pontos no estado.