Escolas

Caldas Novas pode retomar aulas presenciais no 2° semestre, após acordo com MP

Segundo o prefeito, há avanço da vacinação contra a Covid-19 quanto aos servidores da Secretaria de Educação

CMEI de Caldas Novas (Foto: Prefeitura de Caldas Novas / Divulgação)

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra (Republicanos), anunciou, durante live, nesta segunda-feira (14) que as aulas presenciais devem ser retomadas no segundo semestre. O retorno deve ser feito de forma gradual e na modalidade híbrida. A decisão foi tomada após Termo de Ajustamento e Compromisso (TAC) com o Ministério Público de Goiás (MP-GO). Avanço na imunização de servidores da Educação propicia a retomada

Segundo o prefeito, há avanço da vacinação contra a Covid-19 nos servidores da Secretaria de Educação, por isso será possível o retorno das atividades presenciais.

“Fizemos questão de sair na frente na imunização dos nossos professores para que em agosto eles já tenham recebido a segunda dose e possam retornar às aulas presenciais”, afirmou Kleber Marra. Ainda assim, haverá a opção para estudos presenciais ou remota.

Em janeiro, o Ministério Público requisitou da Secretaria Municipal de Educação que informasse de que maneira foram ou seriam repostos os dias letivos em que não houve aulas na rede municipal de ensino em 2020, em razão da pandemia do coronavírus. Em julho do ano passado, o órgão já havia expedido recomendação ao município referente ao retorno às aulas, quando possível fosse, fundamentado em um estudo sanitário.

No ocasião, o promotor Vinícius de Castro Borges solicitou que encaminhamento do calendário do ano letivo de 2021, observando a carga horária exigida pela legislação e pelo Ministério da Educação (MEC), com informações sobre a maneira como será realizada avaliação diagnóstica dos níveis de conhecimento e desenvolvimento dos alunos com a finalidade de retomada da aprendizagem, com a reposição dos conteúdos não assimilados e habilidades perdidas. Além disso, requisitou que seja elaborado planejamento das ações suplementares para os períodos de reforço pedagógico, tais como alimentação, transporte e material didático.

Casos

Segundo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Caldas Novas possui 7904 casos confirmados de Covid-19, dos quais 242 estão ativos, com 24 pessoas internadas e 218 em isolamento domiciliar. O município possui 200 óbitos causados desde o início da pandemia.