OPERAÇÃO

Caldas: preso líder de organização criminosa que extorquia vítimas de furto de veículos de cargas

Suspeito se passava por agente de segurança pública

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, em Caldas Novas, o líder de uma organização criminosa que se passava por agente de segurança pública e extorquia vítimas de furto e roubo de veículos de cargas. A prisão é resultado de desdobramento da operação “Fake Recovery”, de janeiro deste ano, e aconteceu na noite de quarta-feira (7).

Na ação de janeiro, três pessoas foram presas. Segundo a PRF, a investigação revelou que a organização criminosa, com base em Goiás, atuava em âmbito nacional, fazendo vítimas em vários estados do País, até mesmo em São Paulo.

A corporação apurou que os criminosos utilizavam informações sobre roubos recentes de veículos e cargas para contatar as vítimas, alegando estarem em posse dos bens roubados como agentes de segurança. Como em muitos casos as vítimas não tinham seguro, a quadrilha pressionava para que elas pagassem “altas quantias” em dinheiro para reaver seus bens, gerando mais um prejuízo.

Os criminosos, que se passavam por agentes de segurança pública durante as ligações, também aproveitavam da fragilidade emocional das vítimas para extorquir valores.

A PRF atua em conjunto com a Polícia Civil de Goiás e segue com a investigação para desmantelar por completo essa organização criminosa e identificar todos os seus integrantes.