FERVEU

Calor bate recorde em Goiânia; domingo foi o dia mais quente da história: 40,5°C

Máxima é a maior dos últimos 83 anos, desde que as medições climáticas tiveram início na capital. Maior temperatura no estado foi detectada em Aragarças; bolha de ar quente intensifica o calor e o tempo seco

Calor continua e semana será com umidade do ar em níveis de alerta, aponta Cimehgo (Foto: reprodução/Internet)

O goianiense sentiu na pele o recorde registrado no último domingo (4) na capital. É que, segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cihmego), a máxima na cidade chegou a 40,5ºC. Essa é a maior temperatura registrada em Goiânia desde 1937, ano em que as medições climáticas tiveram início na capital.

A máxima em Goiânia foi registrada no final de semana em que a MetSul Meteorologia divulgou que uma onda de calor histórica e umidade relativa do ar abaixo do recomendado atingiria o Centro-Oeste do país.

Esse episódio de calor histórico é resultado de uma gigante bolha de ar quente que gera movimentos descendentes na atmosfera, resultando em calor extremo e tempo seco. A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação.

Moradores de outros municípios do Estado também sofreram com o calor e a baixa umidade relativa do ar no último domingo (4): São Miguel do Araguaia (39,4ºC / 17%) ; Aragarças: (42ºC /13%); Jataí: (39,8ºC/ 10%); São Simão: (38,9ºC/ 12%); Itumbiara: (40,6ºC/ 11%); Cidade de Goiás: (40,2ºC/ 10%) e Paraúna: (39,5ºC/ 13%).

E a chuva?

E os goianos continuarão sofrendo com o calor mais uns dias. Segundo informações do Clima Tempo, chuvas estão previstas somente para a tarde e noite do próximo domingo (11).

André Amorim afirma que a massa de ar seco e quente perderá a intensidade gradativamente. No próximo dia 12 de outubro haverá uma amenização na temperatura, com máxima de 34ºC.