Medalha

Câmara aprova honraria em nome de Léo Mendanha, em Aparecida

Câmara Municipal de Aparecida aprova matéria que cria Comenda do Mérito Legislativo “Liosmar Evaristo Mendanha”.…

Câmara Municipal de Aparecida aprova matéria que cria Comenda do Mérito Legislativo “Liosmar Evaristo Mendanha”. O Projeto de Lei foi aprovado na sessão da última quinta-feira e trata de uma homenagem ao pai do prefeito Gustavo Mendanha, o ex-deputado estadual Léo Mendanha, que faleceu, aos 66 anos, no último mês de abril, vítima da Covid-19.

A honraria será prestada a pessoas físicas ou jurídicas que forem reconhecidos como prestadores relevantes de serviços ao município ou que tenham se destacado pela atuação exemplar em vida. A comenda será concedida apenas uma vez a cada seis meses, mediante aprovação dos vereadores da Câmara Municipal.

História

Léo Mendanha, pai do atual prefeito de Aparecida foi o principal incentivador da carreira política do jovem Gustavo Mendanha desde quando foi eleito vereador pelo município em 2008, quando o então prefeito da cidade era Maguito Vilela.

O pai do prefeito foi servidor público municipal efetivo, exercendo a função de Fiscal de Renda do Município. O político também foi comerciante e produtor rural. Casado com Sônia Melo Mendanha, pai de Gustavo, Danilo e Thaize, teve cinco netos.

Política

Na carreira política, Léo Mendanha foi vereador por Aparecida entre 1989 e 1992. Também foi secretário de Finanças do município entre no período de 1992 a 1993, na gestão do prefeito Norberto Teixeira. Após exercer essas funções públicas no município, Léo Mendanha conseguiu se eleger Deputado Estadual por dois mandatos.

Entre 1995 e 1999, foi líder do então governador Maguito Vilela. Em 1998, foi reeleito e se tornou oposição na Assembleia Legislativa de Goiás quando Iris Rezende (MDB) perdeu as eleições para governador de Goiás para Marconi Perillo (PSDB). Tentou disputar outro mandato como deputado estadual em 2002, mas não foi reeleito.