Câmara aprova troca do nome da avenida Castello Branco pelo de Iris Rezende
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta terça-feira (21), o projeto de lei que muda…
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta terça-feira (21), o projeto de lei que muda o nome da avenida Castello Branco para avenida Iris Rezende Machado. Vereadores dizem que mudança visa a homenagear o ex-governador e ex-prefeito da Capital, que morreu em novembro.
O vereador Clécio Alves (MDB), que foi quem propôs a mudança, ressaltou que a troca é em reconhecimento à luta de Iris pelo restabelecimento da democracia no Brasil. A propositura alterava inicialmente a denominação da Avenida Anhanguera, mas sofreu emenda modificativa para passar a alterar a denominação da avenida Castello Branco.
Ditadura
A Lei Orgânica de Goiânia permite a mudança do nome de logradouros que homenageiam ditadores ou pessoas ligadas à ditadura militar, como é o caso do ex-presidente Castello Branco. Ele governou o Brasil, durante a ditadura, entre 1964 e 1967.
Iris Rezende teve seu mandato de prefeito de Goiânia cassado em 1969 pela ditadura militar. No projeto, inclusive, o autor cita erroneamente que Iris foi cassado por Castello Branco, o que deve ser corrigido da justificativa da matéria.
Outras homenagens a Iris
Este é o segundo projeto que a Câmara aprova, que muda o nome de algo para homenagear Iris. O primeiro foi o que acrescentou seu nome ao título do Parque Mutirama, proposto pelo presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota).
Leia outras notícias no Mais Goiás
Suspeito de matar a ex-namorada a facadas na frente do filho de 7 meses é preso em Indiara
Equipe do Ministério da Saúde vai a Rio Verde para tentar conter surto de H3N2
Goiano que pilotava para o PCC é inocentado após delação que causou prejuízo de R$ 1 bi à facção
Menina de 9 anos leva pedrada na cabeça durante briga por chocolate, em Anápolis
Informações: O Popular