SAÚDE

Câmara arrecada absorventes para doação até o fim do mês em Goiânia

Doações podem ser feitas até o dia 31 de outubro

Câmara arrecada absorventes íntimos para doação até o fim do mês em Goiânia - (Foto: Divulgação)

A Câmara de Goiânia arrecada absorventes descartáveis e reutilizáveis, além de coletores menstruais, que serão doados a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A campanha, lançada nesta quarta-feira (6), conta com um ponto de coleta na Câmara até o dia 31 de outubro.

Um sexto da meta do projeto –  que é de coletar 600 pacotes – já foi cumprido. Qualquer pessoa pode contribuir com absorventes descartáveis ou reutilizáveis e também dinheiro para que a equipe responsável faça a aquisição dos produtos. O Girl Up Goiás, movimento da Fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) é responsável por receber esse dinheiro através do Pix (com o e-mail [email protected]).

Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual

Apesar de haver um projeto de lei para instituir o Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual, que se encontra em tramitação na Casa Legislativa, a campanha visa a acelerar a conscientização do poder público e da sociedade sobre o tema.

Caso a meta de 600 pacotes arrecadados seja batida antes do prazo, os itens serão distribuídos imediatamente aos parceiros.

Mais de 4 milhões de brasileiras não têm acesso a itens de cuidados básicos

Segundo dados do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 4 milhões de meninas brasileiras não têm acesso a itens de cuidados básicos menstruais.

A iniciativa na Casa é resultado de uma parceria entre a vereadora Aava Santiago (PSDB), a Ouvidoria da Mulher do Legislativo Municipal e a entidade sem fins lucrativos, Girl Up GO.