Câmera flagra momento em que diretor de cadeia atira contra detento em Ceres
O diretor da Unidade Prisional de Ceres, Guilherme Vieira, foi flagrado por imagens de monitoramento interno,…
O diretor da Unidade Prisional de Ceres, Guilherme Vieira, foi flagrado por imagens de monitoramento interno, atirando com balas de borracha contra um preso. Após disparar três vezes, o detento reage e toma a arma dele, no entanto, logo é imobilizado por um agente prisional e recebe um chute do servidor. As imagens foram gravadas no dia 3 de julho.
Em nota, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) esclarece que a conduta do diretor “respondeu à gravidade do momento tendo em vista que, em uma abordagem crítica, as consequências poderiam ser drásticas para os servidores, que corriam risco de se tornarem reféns e de ter como consequência uma rebelião no local”.
A nota diz ainda que na ocasião houve ato de desobediência e resistência dos presos que não acataram às ordens do servidor da unidade. E reforça que foi dada assistência ao preso, que responderá administrativa e criminalmente por sua conduta.
Antes da situação, as imagens mostram o momento em que os presos da cela andam em direção à grade. O detento que foi agredido parece conversar com alguém. Em seguida, o diretor da unidade entra na cela, momento em que todos os presos recuam, exceto o agredido, que permaneceu no local e, posteriormente, recebe os disparos e sofre as agressões.
O caso está sendo apurado pelo Ministério Público de Goiás – MPGO. Veja o vídeo.