Caminhoneiro é detido por dirigir 38h seguidas sob uso de rebite no DF
Homem saiu às 10h de segunda-feira (8) da cidade de Nova Pádua, Rio Grande do Sul, e só parou na quarta-feira (10), em razão da abordagem policial
Um caminhoneiro que dirigia por 38 horas de forma ininterrupta foi detido na BR-060, Recanto das Emas, no Distrito Federal (DF). Na abordagem, ocorrida na madrugada desta quarta-feira (10), o homem foi flagrado com pílulas de anfetamina, droga conhecida como rebite. Segundo policiais, o motorista estava com pupila dilatada, olhos avermelhados e bastante agitado, o que pressupõe uso do entorpecente.
A quantidade de horas consecutivas que o homem passou ao volante foi constatada após exame do disco tacógrafo do veículo, dispositivo que indica quilometragem percorrida, tempo de uso do cargueiro e velocidades praticadas. O motorista confirmou o tempo de condução sem o devido descanso.
Segundo o caminhoneiro, a viagem começou em Nova Pádua, Rio Grande do Sul, às 10h de segunda-feira. Ele também confessou uso da anfetamina para manter-se acordado.
De acordo com a corporação, o uso dessa droga altera o sistema nervoso para manter usuários acordados. No entanto, pode provocar “apagões” que podem provocar sono ao volante e, consequentemente, acidentes de trânsito.
O motorista foi autuado com base na Lei do Descanso e por dirigir sob influência de substância psicoativa. O veículo ficou retido até que um condutor habilitado o buscasse em condições de dirigir.