VACINAÇÃO

Campanha contra poliomielite atinge apenas 45% do público alvo em Anápolis

Para aumentar a cobertura vacinal contra a doença, a campanha foi prorrogada e o 'Dia D de Vacinação' será realizado, neste sábado, em 39 unidades de Anápolis e distritos

A meta é vacinar 95% do público alvo. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A campanha de vacinação contra a Poliomielite encerra neste sábado (8) e a baixa procura preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, em Anápolis. Segundo a pasta, apenas 9.894 crianças já foram vacinadas, representando 45% da meta estabelecida ao município.

Segundo a secretaria, a meta do município é vacinar quase 22 mil crianças menores de 5 anos contra a poliomielite, porém os pais e responsáveis não têm levado os filhos aos postos de saúde.

A secretária de Saúde, Mirlene Garcia, associa a baixa procura a pandemia da Covid-19. “Tivemos uma queda no esquema vacinal, devido à pandemia, e precisamos de uma boa cobertura. É importante garantir a imunização para garantir a saúde de nossas crianças”, enfatiza.

“A procura tem sido baixa em todo o país e precisamos que as crianças sejam vacinadas. É um risco que estamos correndo e, a não vacinação pode trazer doenças de volta”, ressalta Mirlene sobre a poliomielite erradicada em 1994 no Brasil.

Para aumentar a cobertura vacinal contra a doença, a campanha foi prorrogada e o ‘Dia D de Vacinação’ será realizado, neste sábado, em 39 unidades de Anápolis e os distritos de Goialândia, Souzânia e Branápolis.

Os postos de saúde vão funcionar das 8 às 16 horas e os responsáveis devem levar as crianças, com o cartão de vacina. Segundo a secretaria, nas unidades também estarão aplicando outras vacinas, caso o esquema vacinal esteja atrasado.

As unidades que vão funcionar neste sábado no ‘Dia D’, são Bandeiras, Anexo Itamaraty, Recanto do Sol, Bairro de Lourdes, Filostro Machado, Vila União, Unidade Dr. Ilion Fleury (Jundiaí), João Luiz de Oliveira, Adriana Parque, Arco-Íris, Arco Verde, Calixtolândia, Calixtópolis, Jardim Guanabara, Tropical, Jardim Suíço, JK, Munir Calixto, Parque dos Pirineus, São Carlos, São José, São Lourenço, Vila Fabril, Vila Norte, Jardim das Américas, Vila Formosa, Vila Esperança, Maracanãzinho, Maracanã, Alexandrina, Jardim das Oliveiras, Paraíso, Abadia Lopes da Fonseca, Jardim Esperança, Parque Iracema, Branápolis, Goialândia, São Vicente e Souzânia.

Além da vacinação em crianças, as unidades também estarão atualizando as vacinas de adolescentes menores de 15 anos. Segundo a secretaria, todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações são seguros e registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).