Campanha da Fraternidade é lançada durante missa de cinzas em Goiânia
Com foco no bioma Cerrado, a Campanha da Fraternidade 2017 foi lançada na noite desta…
Com foco no bioma Cerrado, a Campanha da Fraternidade 2017 foi lançada na noite desta quarta-feira (1º) durante missa de cinzas celebrada na Catedral Metropolitana de Goiânia, pelo arcebispo dom Washington Cruz. Neste ano, a campanha traz o tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida e o lema Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15).
A atividade estava marcada para o período matutino, mas foi cancelada por causa do falecimento de dom Antonio Ribeiro de Oliveira, arcebispo emérito de Goiânia, ex-grão-chanceler da PUC Goiás e ex-presidente da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da universidade.
Dom Washington lembrou que a Quaresma marca o início do itinerário para a Páscoa. “Preparar-se para a festa é melhor do que a festa. Você só chega a uma Páscoa bem-feita se se preparou para ela”, ponderou.
Segundo arcebispo, em Goiás, a ênfase será no bioma Cerrado. “Temos muito o que refletir, aprofundar, sobre a sua preservação. Nesta campanha, vamos ter um desdobramento da encíclica Laudato Si’ (do papa Francisco), sobre meio ambiente, cuidado com a natureza, respeito ao ser humano e também aos animais que são obra de Deus e têm seu valor”, declarou.
A PUC Goiás participará da Campanha da Fraternidade com atividades junto às congregações, oferecendo serviços para as paróquias, apoiando as atividades que serão desenvolvidas. Todos os anos, a universidade, por meio de sua Comissão de Articulação, realiza ações para a comunidade interna, envolvendo alunos, professores e funcionários nos temas da Campanha. Para este ano, além dos mais de 25 mil alunos e 2,5 mil funcionários, a universidade alcançará a comunidade católica, por meio das paróquias.
A Campanha da Fraternidade ocorre em âmbito nacional desde o ano de 1964 e é lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre na Quarta-Feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma: tempo de conversão, jejum e penitência na vida da Igreja.
Homenagem
Dom Antonio está sendo velado na Catedral. Até as 02 horas desta quinta-feira (2) foram realizadas celebrações de hora em hora. Depois, o local será preparado para a última missa de corpo presente, que ocorrerá às 09 horas, também na Catedral. No período da manhã, as atividades na PUC Goiás estão suspensas.
Durante a missa, dom Washington citou o falecimento do arcebispo emérito e disse que ele deixa um vazio na terra, mas ocupa um lugar no céu. “Dom Antonio, em sua vida, ressuscitou muitas vocações, ordenou muitas sacerdotes e bispo, até, e agora precisa ser substituído, sucedido por outros, mas ocupa um lugar no céu”, afirmou.