Campanha de conscientização contra a dengue chega em comunidades de Aparecida
Uma campanha de conscientização contra a dengue vai ser realizada nas comunidades e periferias de…
Uma campanha de conscientização contra a dengue vai ser realizada nas comunidades e periferias de Aparecida de Goiânia. A mobilização tem o objetivo de combater os focos da dengue, conscientizar as famílias da região e levar kits de higiene e alimentos para aqueles mais necessitadas ou em situação de vulnerabilidade social. A ação é uma parceria entre a Central Única das Favelas em Goiás (Cufa-GO) e a prefeitura do município.
Nesta primeira semana, a ação contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e deve atender várias regiões da cidade e milhares de famílias. O primeiro dia de mobilização acontece no próximo sábado (12) de fevereiro, nos bairros Madre Germana e região. Nas próximas semanas, outras cidades do estado também serão atendidas com a ação contra a dengue promovida pela Cufa.
Aparecida registrou mais de 2 mil casos de dengue neste ano
Aparecida registrou 2.156 notificações de dengue em 2022. Destas, foram confirmados 765 casos. A Secretaria Municipal de Saúde investiga ainda cinco mortes que podem ter sido causadas pela doença.
O aumento de número de casos e notificações da doença em Aparecida quase dobrou no início deste ano. Nas cinco primeiras semanas do ano, o município registrou 1.378 casos de dengue. Este número representa um aumento de 74.20% em comparação com o mesmo período de 2021. Neste período do último ano, a SMS registrou 791 casos de dengue.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e devido às chuvas, a concentração de água parada aumenta nas casas, e consequentemente, o número de criadouros do mosquito transmissor. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), os três principais criadouros onde o mosquito se reproduz são possíveis de serem combatidos pela população.