VACINACÃO

Campanha de vacinação antirrábica acontece neste sábado (3), em Goiânia 

Ao todo, são 94 postos de atendimento espalhados pela cidade

Campanha de vacinação antirrábica acontecer neste sábado (3) em Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2022 começa neste sábado (3) em Goiânia com 94 postos de atendimento espalhados pela capital. A aplicação da vacina em de cães e gatos será dividida nos sete distritos sanitários, e ocorrerá durante quatro sábados consecutivos, sempre das 8h às 17h, com encerramento no dia 24 de setembro.

Em 2021, mais de 126 mil animais foram vacinados. A expectativa é de que o número seja ainda maior este ano, já que a capital te, cerca de 210 mil animais domésticos.

Confira o cronograma de vacinação antirrábica

Dia 03/09 – Distrito Sul e Distrito Leste (94 pontos de vacinação);
Dia 10/09 – Distrito Campinas/Centro e Distrito Norte (106 pontos de vacinação);
Dia 17/09 – Distrito Noroeste e Distrito Oeste (124 pontos de vacinação);
Dia 24/09 – Distrito Sudoeste (75 pontos de vacinação).

Para conferir os postos de vacinação disponíveis, os tutores dos animais devem acessar o link: https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-antirrabica-2020/ 

Raiva canina

Em Goiânia, o último caso de raiva canina havia sido registrado em 2000 e de raiva humana, em 1999. Porém, dois casos da infecção foram confirmados neste ano em um gato, na chácara Recreio Samambaia, e em um morcego, no Setor Novo Planalto. A transmissão ocorre pela variante do morcego e pode atingir os humanos por meio de mordidas, arranhões ou lambidas de animais domésticos ou silvestres que estejam infectados.

“Tanto em animais, quanto em humanos, a doença é caracterizada por sintomas neurológicos, com multiplicação do vírus no local da lesão e, posteriormente, migrando para o sistema nervoso e outros órgãos, principalmente para as glândulas salivares. No caso de uma possível infecção, a pessoa deve lavar o local com bastante água e sabão para, em seguida, procurar uma unidade de saúde para o primeiro atendimento”, pontua Murilo Reis, diretor de Vigilância e Zoonoses.

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt