Campus Party Goiás já atraiu mais de 150 mil pessoas
Evento teve encerramento oficial na noite de sábado, mas ainda acontece neste domingo; expectativa é ter chegar a marca de público de 180 mil
A Campus Party Goiás, que segue neste domingo (19), mas teve o encerramento oficial no sábado (18), já reuniu mais de 150 mil pessoas, segundo o governo do Estado. Com os números até o momento, a expectativa é que o público deste ano seja três vezes maior que o de 2019, que atraiu 60 mil interessados em acompanhar o maior evento de tecnologia de Goiás, que acontece no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. Inicialmente, eram esperadas 76 mil pessoas.
Destaca-se, na noite de sábado ocorreu a premiação do Hackathon Low Code, competição entre alunos da rede pública estadual de ensino, cujo desafio era desenvolver competências do pensamento computacional e habilidades de programação e empreendedorismo. Venceram: as equipes CEPIDiscovery (1º), Tech Ninjas (2º) e Pegasus (3º).
Cada integrante do time levou pra casa um computador recondicionado pelo programa Sukatech e bolsas de iniciação científica no valor mensal de R$ 100. Elas são do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) e tem prazo de 12 meses.
“O que vimos aqui é tecnologia e investimento do Estado. Depois que a Campus Party acaba, fica todo um legado. Fica o social, com os [laboratórios de tecnologia] Include, as Escolas do Futuro. O Governo de Goiás não para”, destacou a primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), por sua vez, declarou que quer “entregar a melhor educação, não só do país, porque já somos primeiro lugar. Quero Goiás disputando com países na Ásia, sendo referência nessa área da tecnologia”.
Vale citar, a Campus Party Goiás ocorre desde 2019 e por causa da pandemia teve duas edições remotas em 2020 e 2021. Este ano marcou o retorno presencial. O evento segue até às 16h.
Campus Party
O foco do evento este ano é a tecnologia de Inteligência Artificial. Além disso, conforme apresentado na abertura oficial, o intuito é reescrever o “código fonte do mundo” por meio dos pilares: educação (conhecer, fazer, conviver, ser), diversidade (para combater o medo do novo, inclusão), empreendedorismo (produtividade, desenvolvimento social, igualdade) e sustentabilidade (social, econômica).
A programação da CP Goiás contou com palestras, workshops, e-Sports e arena de drones, totalizando mais de 400 horas de atividades. Foram montados cinco palcos nos quais o público pôde participar fisicamente ou por meio de transmissões ao vivo.