ACIDENTE

Canal de drenagem poluído por agrotóxicos passará por limpeza após acidente em Cristalina (GO)

Saneago tranquiliza moradores e afirma que distribuição na região urbana não tem ligação com canal contaminado

Canal de drenagem poluído por agrotóxicos passará por limpeza após acidente em Cristalina (GO) (Foto: Eco050)

Os agrotóxicos que poluíram um canal de drenagem após caminhão os transportava se envolver em um acidente na BR-050, na última segunda-feira (28), já foi retirado da água. O local, entretanto, ainda passará por limpeza e avaliação de especialistas ambientais antes do consumo daquela água ser liberado para a população de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal (DF).

A empresa responsável pelo transporte dos agrotóxicos e a concessionária da via, Eco050, construíram cinco diques de sucção os quais, segundo as companhias parceiras, conseguiram reter 100% do produto. Porém, outras etapas como o hidrojateamento – limpeza da água – e uma nova análise para confirmar se não restou resquícios do agrotóxico serão feitas antes de liberar o consumo.

Água poluída por agrotóxicos não tem ligação com a rede de distribuição na região urbana de Cristalina

Segundo a Saneago, grande parte do consumo dessa água que foi contaminada é destinado a animais de propriedades rurais. A concessionaria afirma que mantém contato com os produtores rurais. A distribuição de água na região urbana do município é feita através de poços e não possui ligação com o canal de drenagem onde houve o derramamento de agrotóxico.

Em Cristalina, o abastecimento de água é feito por meio de poços tubulares profundos e não tem ligação alguma com o acidente ocorrido na BR 050, Em Ipameri, a captação de água bruta, utilizada para abastecer o município, é realizada no Ribeirão Vai e Vem, distante 150 km de onde ocorreu o acidente com carga de agrotóxico”, disse a Saneago em nota.

Secretarias de Meio Ambiente estudam impactos ambientais

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Ipameri e de Cristalina também estiveram no local para coletar amostras da água contaminada para análise e acompanham o trabalho das empresas parceiras na retirada e limpeza da água. Além disso, ambas as secretarias farão estudos para observar possíveis impactos ambientais nos municípios.

O Mais Goiás tentou contato com a empresa Global Transportes, responsável pelo caminhão com carga de agrotóxico, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto para manifestação.

Caminhão com agrotóxico tomba após colisão com carreta

O acidente ocorreu por volta das 0h47 da segunda-feira (28/2), quando um caminhão com carga de agrotóxico colidiu na traseira de uma carreta que transportava batatas no km 118 da BR-050, em Ipameri, sentido Campo Alegre/Cristalina.

Com o impacto, o caminhão tombou e a carga de agrotóxico derramou sobre o canal de drenagem que leva a água para região rural de Cristalina. Um caminhoneiro veio a óbito no local e o outro foi encaminhado ao hospital com ferimentos graves.

 

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira