Crime ambiental

Canários que eram mantidos em cativeiro são resgatados em Pires do Rio

Uma denúncia anônima de que haveria uma rinha de aves nativas do cerrado levou a polícia até o local

O Primeiro batalhão da Polícia Militar Ambiental resgatou, no último domingo (2), 36 pássaros silvestres que estavam presos em gaiolas em uma residência no município de Pires do Rio, a 147 quilômetros de Goiânia. Uma denúncia anônima de que havia uma rinha de aves nativas do cerrado levou a polícia até o local onde os animais eram mantidos em cativeiro.

De acordo com informações do Sargento Lemos, que esteve à frente da ocorrência, quando os militares chegaram ao local, constataram que havia 36 canários da terra distribuídos em 14 gaiolas. Ao ser questionado, o homem que mantinha os animais presos alegou que criava pássaros desde a infância e que o único intuito era ouvi-los cantar. A existência de rinha no local não foi confirmada.

O proprietário dos pássaros não possuía licença ambiental, entretanto, como não houve flagrante de rinha no local, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado em desfavor do autor, que prestará esclarecimentos nos próximos dias. Os pássaros, por sua vez, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Catalão, onde passarão por triagem, e, posteriormente serão devolvidos à natureza.