CAPITAL

Candidatos pedem adiamento de processo seletivo na Saúde de Goiânia

Site que emite um dos documentos exigidos está fora do ar

Profissionais de saúde fazem fila (Leitor Mais Goiás / Divulgação)

Profissionais da saúde que participam de processo seletivo da prefeitura de Goiânia protestam, neste domingo (7), para que o prazo de inscrição seja adiado. Eles alegam que site da Receita Federal, que emite comprovante de nada consta de débitos tributários na dívida ativa da União, está fora do ar, o que impossibilita a certificação no certame.

Enfermeiros, médicos, biomédicos, farmacêuticos, técnicos e outros profissionais de saúde estão no Paço Municipal na tentativa de fazer credenciamento para seleção de 560 trabalhadores da área para atuação contra a covid-19 no município, mas dizem que são impedidos de seguir, pois lhes faltam a documentação. A inscrição para a seleção termina na segunda-feira (8).

“Quem conseguiu é quem já havia feito outro certame e já estava com a documentação em dia. O site está fora do ar, mas ninguém da prefeitura nos dá uma resposta. Viemos para o Paço, ficamos em fila, em aglomeração, e não podemos seguir adiante com a inscrição por algo que não está na nossa alçada”, afirma uma enfermeira.

A enfermeira ainda diz que sem o documento, a prefeitura não emite nem mesmo senha. “Não recebemos nenhuma informação. A inscrição acaba amanhã, mas estarei de plantão. Só tenho tempo livre hoje e gostaria de participar da seleção”, continua.

O certame

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) credencia de até 560 profissionais de saúde para início imediato.  A contratação acontecerá de forma gradativa em unidades da rede, sejam elas próprias,  conveniadas e/ou credenciadas à SMS, enquanto perdurar a situação de emergência em saúde pública.

O edital contempla médicos plantonistas hospitalares (UTI e Enfermaria), especialistas em saúde (enfermeiro, biomédico, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, odontólogo), técnico em Saúde (técnico em enfermagem e técnico em laboratório) e profissionais de Saúde de nível médio (maqueiro, técnico em nutrição e técnico em farmácia). A remuneração varia entre R$ 2.200 e R$ 15.688,76, conforme categoria profissional.

Resposta

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, conforme consta no edital nº 001/2021, o credenciamento de profissionais de saúde deve obedecer aos requisitos constantes na publicação, bem como a entrega da documentação prevista no anexo III. A SMS esclarece, ainda, que as dificuldades apontadas se referem à emissão de certidão negativa junto à Receita Federal que encontrava-se fora do ar, mas já teve acesso normalizado.

A SMS frisa que o chamamento emergencial se destina à estruturação de equipe para atendimento dos novos leitos para tratamento da Covid-19. A Secretaria destaca, ainda, que o prazo de entrega da documentação para credenciamento segue neste domingo, 7, até às 17h, bem como nesta segunda-feira, 8, das 8h às 17h, no Paço Municipal – Área Externa do Bloco F. Durante o atendimento, equipes da GCM e da Semad dão suporte à SMS para organização do espaço, de modo a assegurar as medidas de segurança estabelecidas durante a pandemia.