CUIDADO!

Candiru: peixe é temido por se alimentar de sangue e entrar em partes íntimas

Peixe tem tamanho que varia entre 12cm e tem origem amazônica. Espécie vive em água barrenta e com lama.

Candiru. Foto: Matheus Castro/g1

No ‘oceano’ de diversidades que são os rios brasileiros há espécies que muitos nem podem imaginar. Esse é o caso de uma ameaça minúscula que se chama Candiru. Um peixe de até 12cm que se alimenta de sangue e pode acabar entrando nas partes íntimas das pessoas.

@yagostephano hora de desbloquear um novo pânico 😅 #biologia #animal #candiru #aprendanotiktok ♬ Suspense, horror, piano and music box – takaya

Vídeos que circulam pela internet mostram Candirus se alimentando de peixes, por exemplo. É o que conta o professor de biologia Yago Stephano, que fala sobre curiosidades de várias espécies.

Ele explica que os peixes vivem em água barrenta, com lama e são muito eficientes na procura de um hospedeiro. “Se guiam até o alvo por causa do cheiro da ureia, amônia e sangue. Se você não quiser encontrar um peixinho desses, não faça suas necessidades dentro de um rio”, conta no vídeo.   

A espécie é nativa da baía Amazônica. A professora e doutora em ictiologia Lúcia Py-Daniel disse, em entrevista ao G1, que o peixe se alimenta de sangue e pode entrar nas partes íntimas dos seres humanos, assim como em peixes maiores.

“Eles são peixes hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue. Eles procuram outras espécies com guelra aberta, e ali ficam, e também podem entrar em um ser humano, seja pela uretra, ou mesmo pelo nariz, pelo olho. Ele chupa o sangue da vítima e depois ‘cai’ prostrado no rio. Então, ele precisa de sangue”, explicou.

Para evitar o peixe é preciso, primeiro, saber a situação do rio em que o banhista está. No entanto, existem outras dicas que precisam ser seguidas na hora de tomar o banho de rio, como: Evitar entrar na água sem traje de banho que cubra corretamente as partes íntimas; Evitar entrar na água com machucados ou feridas; Se mulher, evitar entrar na água menstruada.

E você? Já viu um candiru por aí?

(Com informações do G1 AM)