Vídeo

Cansados de esperar pela prefeitura, moradores fazem roçagem de mato por conta própria em Goiânia

Goianienses estão indignados com o mato alto que está presente por vários bairros de Goiânia e que contribui para acidentes de trânsito

Moradores cortando mato do canteiro central na Avenida Guarapari, no Jardim Atlântico, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução)

Cansados de esperar uma ação da Prefeitura de Goiânia, moradores da região do Centro de Treinamento do Goiás resolveram cortar o mato do canteiro central na Avenida Guarapari, no Jardim Atlântico. O mato alto no local é um risco para acidentes de trânsito na região, já que atrapalha a visibilidade de motoristas. O ponto também é um retorno para a Avenida Copacabana, que segundo moradores já é tradicionalmente um local de muitos acidentes.

As imagens foram gravadas no domingo (29/12), mas só agora viralizam nas redes sociais. No vídeo, é possível ver um homem e uma mulher cortando o mato. Na internet, muitos comentários de goianienses parabenizando a ação dos moradores que fizeram a roçagem por conta própria. A ação também resultou em indignação com o serviço público de roçagem, pouco percebido na cidade.

“Esse cruzamento estava perigoso, além dos acidentes que já têm, com esse mato não dava para ver nada” comentou um morador na publicação do vídeo. Alguns, em tom de ironia, chegam a questionar sobre a criação de imposto para tal serviço, fazendo referência à chamada “taxa do lixo” criada recentemente na capital. “Quando a prefeitura vai lançar a taxa da jardinagem?”, disse outro.

Outras pessoas comentaram sobre a situação da cidade. “Rapaz… estou quase fazendo isso aqui perto de casa também. A coisa está feia”. ‘Goiânia, está só o mato!“, completou outra pessoa. “Fora o mato, a cidade está cheia de buracos”, afirma mais uma moradora.

Além do mato roçado pelos moradores no Jardim Atlântico, goianienses reclamam de matagal em vários pontos da cidade, como, por exemplo, Vila Rosa, Parque Amazônia, Jardim Presidente, Moinho dos Ventos, Rio Formoso e até no Setor Bueno.

“Parque Amazônia está abandonado: matagal, cachorros soltos, bueiros entupidos (quando chove, alaga) e lixo acumulado”, explicou uma moradora. “Na lateral da Casa de Eurípides, margeando o Parque Macambira, o mato tampou toda visão das rotatórias próximas ao Setor Sônia Maria. Goiânia está toda coberta de Mato e de lixo”, afirma outra.

Em nota, enviada ao Mais Goiás, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) disse que “está com diversas equipes fazendo a poda do mato alto nas entre-pistas de várias localidades da cidade”. Informou ainda que “uma equipe será direcionada para o endereço mencionado para executar a roçagem do mato e fazer os reparos necessários de limpeza e manutenção”.