SAÚDE

Carnaval: Aparecida inicia campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Ações fazem parte da Campanha de Carnaval de 2022 e tem foco na ampliação da testagem rápida para essas doenças e também na educação em saúde

Campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis vai se prolongar por todo mês de fevereiro (Foto: Enio Medeiros - SecomAparecida)

Aparecida inicia campanha de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O objetivo é alertar a população sobre a importância de se prevenir doenças como hepatites virais, HIV (Aids) e Sífilis. O foco das ações será na ampliação da testagem rápida para essas doenças e também na educação em saúde, prevenção com uso de preservativos e tratamento adequado dos infectados. Testes gratuitos serão oferecidos à toda população residente no município, confira!

A Superintendência de Vigilância em Saúde e o Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida realiza, ao longo deste mês de fevereiro, a “Campanha de Carnaval 2022”. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante oferecerá testes e ações de conscientização nesta quarta (16) e quinta (17), das 8h às 20h, no Parque da Família. O endereço do local é na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo.

Campanha ajuda a desconstruir preconceitos sobre o tema

“Além de desconstruir preconceitos sobre o tema e conscientizar sobretudo os jovens, nessa campanha, nossos profissionais vão intensificar as ações de testagem para diagnóstico precoce de HIV (Aids), sífilis e hepatites virais na população em geral, gestantes e parcerias sexuais, vão também reforçar as ações de educação em saúde quanto às informações sobre essas doenças e orientar as pessoas quanto à importância do uso do preservativo, do diagnóstico precoce e do devido acompanhamento profissional para os pacientes”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro.

A coordenadora do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, Daniele de Oliveira Prates, destaca que estudos científicos de 2016 já apontavam que “os jovens brasileiros usam muito pouco os preservativos, como a camisinha, até mesmo para evitar a gravidez indesejada, e o uso dessa proteção é a melhor maneira de se evitar que o vírus da AIDS seja transmitido durante a relação em até 94% dos casos”.

Além disso, a coordenadora aponta a importância da campanha ao mencionar a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), realizada nas escolas de todo o país com adolescentes com idade entre 13 a 17 anos. O levantamento reforça o cenário preocupante e revela que 38,8% dos alunos entrevistados não usaram preservativos em sua primeira relação sexual.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar testes rápidos de ISTs

A coordenadora reforça que todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar os testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C, essenciais para a ampliação do acesso da população aos diagnósticos precoces e aos tratamentos.

“O teste fica pronto em trinta minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial, e temos testagem rápida e preservativos gratuitos disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A atenção integral às pessoas com IST e às parcerias sexuais, no momento adequado e oportuno, interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas”, pontuou.

A coordenadora interina de Vigilância Epidemiológica, Dayanne Priscylla Caparroz, declara que é fundamental orientar toda a população sobre a prevenção e a transmissão dessas infeções, os sinais e sintomas e a necessidade de atendimento em uma unidade de saúde, além da importância de se evitar contato sexual até que a parceria seja tratada e orientada. De acordo com Dayanne, o Brasil tem registrado, anualmente, uma média de 39 mil novos casos de AIDS nos últimos cinco anos.
A prefeitura também disponibiliza estratégias e tecnologias avançadas para a prevenção à infecção pelo HIV, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP), além de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e realizar ações específicas para populações-chave para resposta ao vírus.

Durante a campanha serão realizadas atividades conforme a programação abaixo. De 5 a 12 de fevereiro, já foram enviados kits para todas as Unidades de Saúde contendo preservativos masculinos, adesivos e cartazes e a pasta participou das ações da “Assistência Social Itinerante” da Prefeitura com a realização de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis para a população geral, gestantes e parcerias sexuais.

Ao longo deste mês, testes rápidos de hepatites B e C, HIV sífilis serão oferecidos em diversos locais tais como nas residências terapêuticas Tribo de Judá e Vale Azul; nas empresas Flex Base e Móveis Andrade e nas clínicas Cedine e Meta Hospitalar.

Segundo a prefeitura, durante todo o mês de fevereiro as testagens para HIV, sífilis, hepatites B e C serão intensificados em todas as Unidades de Saúde que realizam esses serviços, de acordo com as possibilidades de cada uma, através da oferta dos testes a todos os pacientes que comparecerem a esses locais.

Programação Campanha de Carnaval 2022

– 15, 16 e 17/fevereiro das 8h às 20h no CTA Itinerante na Praça da Família.
Realização de atividades de educação em saúde e de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis para a população em geral, gestantes e parcerias sexuais que tenham interesse;

– 18 e 19/fevereiro no “Prefeitura em Ação” no Bairro Cardoso.
Realização de atividades de educação em saúde e de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis para a população em geral, gestantes e parcerias sexuais que tenham interesse;

– 21, 23 e 24/fevereiro das 12h às 22h no CTA Itinerante na Região dos Motéis.
Realização de atividades de educação em saúde e de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis para a população em geral, gestantes e parcerias sexuais que tenham interesse;