Balanço

Carnaval termina com 19 mortos em Goiás

O Corpo de Bombeiros divulgou na manhã desta quarta-feira (14) o balanço parcial da Operação…

O Corpo de Bombeiros divulgou na manhã desta quarta-feira (14) o balanço parcial da Operação Carnaval 2018. Durante o feriado prolongado, 19 pessoas morreram em Goiás: dez por arma de fogo,  sete por afogamento e duas em acidentes de trânsito.

Os dados preliminares apontam para aumento de mortes por afogamento durante o feriado. Em 2016, cinco pessoas morreram afogadas e em 2017 foram três vítimas. Neste ano, o número saltou para sete. “Sabemos que a maioria dos casos de afogamento está associado ao abuso de álcool por parte da vítima”, explica o tenente coronel Faria.

De acordo com o Tenente Coronel Faria, o balanço completo será disponibilizado após a quarta-feira de cinzas, mas os dados preliminares já apontam para uma queda no número de mortes por acidente de trânsito e por arma de fogo neste ano.

Afogamentos

Os registros de afogamento durante o feriado de carnaval começaram no Domingo (11), onde um homem, que não foi identificado, se afogou depois de ter caído de um barco no Lago Corumbá IV, no Entorno do Distrito Federal. O corpo da vítima foi encontrado na segunda-feira (12).

No mesmo dia, dois amigos se afogaram enquanto tentavam atravessar um lago no Setor Parque das Flores, em Goiânia. Um jovem, de 18 anos, se afogou e o amigo, de 21 anos, que foi ajudar também acabou se afogando. O corpo do rapaz mais novo foi encontrado minutos depois no fundo do lago. O amigo chegou a ser socorrido e encaminhado de helicóptero para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), mas morreu na segunda-feira (12).

O Tenente Coronel Faria orienta que, em casos de presenciar um afogamento, nunca deve-se tocar na vítima. “Nunca toque na vítima. No desespero, ela pode te empurrar para o fundo da água e os dois acabam se afogando. O certo é jogar uma boia, um cabo de vassoura, uma corda, qualquer objeto que você possa arrastar a vítima”, diz

Na segunda-feira (12), mais quatro casos registrados. Dois só no município de Niquelândia. Um homem, de 30 anos, morreu depois de mergulhar no rio da Cachoeira das Pedras Bonitas. O corpo foi encontrado a cinco metros de profundidade.  O segundo caso foi no Rio Tocantins. A vítima estava em uma canoa quando caiu. O corpo foi encontrado no mesmo dia.

Em Pirenópolis, no Rio das Almas, um homem também se afogou e morreu no mesmo dia. Segundo testemunhas, ele teria ingerido bebida alcoólica antes de entrar na água. O corpo foi encontrado minutos depois.

Neste momento a equipe do Corpo de Bombeiros realizam buscas de um outro rapaz que se afogou no Lago Corumbá IV. A equipe foi acionada na noite desta segunda-feira (12).

Operação Carnaval

Com o lema Prevenção na Folia Garante a Alegria, a operação de carnaval do Corpo de Bombeiros de Goiás teve início na última sexta-feira (9). Ao todo, 325 bombeiros participaram da operação em 52 postos de monitoramento. Foram 829 atendimentos realizados, 330 de resgate, 15 de incêndio, 56 busca e salvamento. Foram realizadas também 5.773 atividades preventivas.