PREVENÇÃO

Carros elétricos: Corpo de Bombeiros lança norma técnica para sistemas de recargas de veículos

Segundo a corporação, a norma estabelece medidas de segurança contra incêndio e pânico em edifícios ou áreas de risco que possuam sistemas de recarga para veículos, sejam eles totalmente elétricos ou híbridos

Corpo de Bombeiros lança norma técnica para sistemas de recargas de veículos (Divulgação/CBMGO)

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) vai lançar uma norma técnica pioneira no Brasil, voltada para sistemas de recarga de veículos eletrificados. Segundo a corporação, a Norma Técnica 45/2024 estabelece medidas de segurança contra incêndio e pânico em edifícios ou áreas de risco que possuam sistemas de recarga para veículos, sejam eles totalmente elétricos ou híbridos.

O evento acontece na sexta-feira (14), em Goiânia, durante o IV Congresso Condominial de Goiás, no auditório da OAB-GO. O evento terá especialistas, autoridades e representantes do setor para discutir a inovação e a segurança dos veículos.

Segundo os bombeiros, os carros elétricos representam um desafio para os serviços de combate a incêndio devido à complexidade de suas baterias de alta tensão, que podem apresentar riscos específicos, como incêndios difíceis de extinguir e a possibilidade de reignição. Por isso, a corporação informou que a norma foi desenvolvida para atender ao Código Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico, visando proteger tanto os usuários.

O objetivo da normatização é estabelecer um marco regulatório na área, que servirá de referência para outras regiões do país.

O IV Congresso Condominial de Goiás, cujo tema é “Inovação, Convivência e Sustentabilidade”, vai incluir um painel especial sobre os impactos dos carros elétricos na segurança dos condomínios. O evento, conforme a corporação, é uma oportunidade para discutir as implicações da nova norma técnica e suas contribuições para o setor condominial.