PERDA

Cartunista Francisco Rocha, o Rochinha, morre vítima de infarto

O cartunista morou por vários anos em Goiânia e trabalhou em veículos, como El País, O Popular e O Globo

O cartunista Francisco Rocha, mais conhecido como Rochinha, morreu vítima de infarto, na cidade de Porto Alegre, na segunda-feira (9). (Foto: reprodução/Facebook)

O cartunista Francisco Rocha, mais conhecido como Rochinha, morreu vítima de infarto, na cidade de Porto Alegre, na segunda-feira (9). A informação foi confirmada por amigos do profissional, que moram em Goiânia, cidade deixada pelo cartunista há cerca de 3 anos.

Segundo amigos de Rochinha, o cartunista estava com problemas pulmonares e diabetes há algum tempo e aguardava para fazer transplante de rins. Na segunda-feira (9), porém, ele sofreu infarto fulminante e morreu.

Ainda conforme informações de amigos, Francisco Rocha não desenhava nos últimos meses em razão dos problemas de saúde.

Com mais de 40 anos de atuação na área e formado em Arquitetura, Rochinha trabalhou em jornais como El País, O Globo, O Popular, O Estado de S. Paulo e L’Express.

O cartunista, apontado como um dos melhores do país, era conhecido por suas técnicas com traços preto e branco. A reportagem tenta contato com familiares para saber informações sobre o sepultamento.

A amiga Polly Duarte, que trabalhou com Rochinha por cerca de 10 anos no O Popular, disse que o homem era uma das pessoas mais inteligentes e talentosas que conheceu. “Brincávamos e o chamávamos de enciclopédia ambulante”, disse ao Mais Goiás.