UNIÃO

Casal comemora 44 anos de casados em ala oncológica no DF

Maria Josefina, que luta contra um câncer desde 2019, comemorou a união com o marido na ala de quimioterapia

Um casal comemorou 44 anos de casados na área oncológica do Hospital de Base do Distrito Federal, na sexta-feira (22). (Foto: reprodução)

Um casal comemorou 44 anos de casados na área oncológica do Hospital de Base do Distrito Federal (DF), na sexta-feira (22). A pedagoga aposentada Maria Josefina, de 64 anos, está em tratamento contra um câncer de ovário desde 2019. Ela e o marido, Gilmar Queiroz, celebraram a união em alto astral e em confraternização com pacientes e funcionários da ala de quimioterapia, com direito a bolo.

“Passamos por todos os problemas da vida e estamos juntos, firme e fortes. Ele é meu braço direito agora que estou impossibilitada de fazer algumas coisas”, afirmou Maria Josefina.

Segundo a pedagoga, nenhuma comemoração passa em branco. Um ano antes de ser diagnosticada com câncer, no 40º aniversário de casamento, Maria fez uma festa com amigos e familiares. No entanto, com o início do tratamento, as comemorações passaram a ser restritas ao hospital.

Maria relata que conviver com o câncer há 3 anos não tirou o encanto pela vida. “Encaro a doença como outra qualquer. Todos nós temos prazo de validade, temos que aprender a lidar com isso. O câncer não é uma sentença de morte. Eu vou vivendo minha vida normal e mantenho meu pé firme no chão para lutar”, afirmou.

Se conheceram de forma inusitada

A história de amor do casal nasceu de forma inusitada. Eles se encontraram pela primeira vez em um enterro em Belém, no ano de 1972. À época, um grande acidente matou 4 pessoas e comoveu a cidade onde Maria nasceu. Como uma amiga dela era uma das vítimas, o funeral acabou sendo na casa da pedagoga.

“Gilmar subiu o muro para olhar os cadáveres lá na minha casa e foi assim que a gente se conheceu. Naquele tempo não tinha casa fúnebre, os enterros aconteciam em casa mesmo”, lembra.

No dia depois, o homem passou de bicicleta pelo portão da residência de Maria e a convidou para dar uma volta. Depois de alguns passeios, visitas à igreja e encontros em quermesses, eles começaram a namorar, quando tinham apenas 14 anos de idade.

Eles se casaram aos 20 anos, tiveram uma filha e construíram uma família.

Com informações do Metrópoles