DE NOVO

Caso Valério Luiz: defesa de Maurício Sampaio abandona Júri e julgamento é adiado pela 3ª vez

A defesa do ex-cartorário Maurício Sampaio conseguiu adiar o julgamento da morte do jornalista Valério…

A defesa do ex-cartorário Maurício Sampaio conseguiu adiar o julgamento da morte do jornalista Valério Luiz nesta segunda-feira (2/5). É a 3ª vez que o Júri do caso é protelado. Os advogados alegaram que a competência é do 4º Tribunal do Júri, e, por isso, o corpo de jurados também deveria ser da lista do referido local. O pedido chegou a ser negado pelo juiz Lourival Machado da Costa, mas advogados do suposto mandante do assassinato abandonaram o plenário e adiaram o julgamento.

Segundo o magistrado, a lista de jurados estava nos autos e a defesa tinha conhecimento, mas não requereu no momento oportuno.

A defesa, então, alegou parcialidade do juiz e afirmou que vai se ausentar até que seja julgada a exceção no Conselho Nacional de Justiça.

O magistrado, por sua vez, afirmou que os recursos que cabiam a ele já foram julgados e que esse não era o momento para o pedido.

Na sequência, a defesa do réu Maurício Sampaio abandonou o júri e o julgamento foi, mais uma vez, adiado.

MP sugere que Defensoria Pública assuma o caso

O Ministério Público de Goiás alegou que os recursos promovidos pela defesa não se sustentam no processo, tanto que os advogados perderam todos eles.

Segundo a promotora Renata Souza, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já decidiram pela realização do júri nesta segunda-feira (2).

Ela sugeriu que, se os advogados abandonarem o plenário, a defensoria pública assuma o caso para que tal argumento não seja mais utilizado.

Assistente da acusação, o advogado Valério Filho, pediu que o caso seja encaminhado para a OAB para a análise da conduta dos defensores.

Leia também:

Acusados da morte de Valério Luiz são julgados nesta segunda (2), 10 anos após o crime

Juiz acata pedido do MP e júri do caso Valério Luiz não será transmitido virtualmente