Descarte adequado

Cata-treco da Prefeitura de Goiânia recolhe nove mil itens em quatro meses

Serviço recolhe móveis e eletrodomésticos indesejados a partir de agendamento e evita descarte inadequado destes objetos

De janeiro a abril de 2018, cerca de cinco mil ordens de serviço foram atendidas e 9.104 itens foram recolhidos pelo projeto Cata-treco, da Prefeitura de Goiânia. O serviço oferecido pela  Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e recolhe móveis e eletrodomésticos indesejados mediante agendamento.

Segundo a pasta, o sofá continua liderando as solicitações, com 1.219 unidades recolhidas. A cama e a cadeira, ambos com uma média de 550 unidades, também estão na lista dos mais atendidos, assim como o guarda-roupa, armário e televisor. Outros itens como gavetas, computadores e secador também fazem parte da lista.

O projeto Cata-treco foi implantado em 2011 e é integrado ao Programa Goiânia Coleta Seletiva. O objetivo do serviço é evitar que estes materiais sejam descartados de forma indevida em vias públicas, lotes baldios, praças e margens de córregos, gerando inúmeros transtornos como poluição do ambiente e proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Todo material recolhido é repassado às 15 cooperativas cadastradas no programa, beneficiando diversas famílias. Os materiais não reaproveitados são encaminhados para o Aterro Sanitário. Para agendar o serviço o cidadão deve ligar no telefone 3524-8555, ou pelo WhatsApp 98596-8555.

(Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Goiânia)