FAZER O BEM

Catador de latinha ganha transformação em barbearia de Goiânia; veja

João Coelho Guimarães, de 40 anos, pediu uma lâmina para retirar a barba. Pedido inusitado levou aos colaboradores da barbearia em

Catador de latinha ganha transformação e banho de loja em barbearia de goiana

Cabelos grandes e maltratados com a ação do tempo. Barba há bom tempo sem fazer. Para muitos, isso pode ser sinal de desleixo, mas é a realidade de quem passa o dia buscando conseguir pelo menos o que comer. Vaidade não é prioridade. Nem é pela vontade, mas porque a necessidade se torna outra.

Porém, simples gestos conseguem mudar isso. E foi o que uma barbearia goiana fez com João Coelho Guimarães, de 40 anos. Os colaboradores da Padoo Moda Masculina e Barbearia reparavam que o humilde catador de latinhas passava diariamente na porta do estabelecimento, que fica na Avenida 85, no Setor Marista, em Goiânia. Com isso, no último sábado (12), eles resolveram perguntar se ele estava com fome e queria uma refeição, mas o pedido surpreendeu a todos. João pediu uma lâmina para poder fazer a barba.

Com isso, Alessandro Lobo, proprietário do estabelecimento, decidiu fazer uma ação solidária e deu um banho de loja em João Coelho. Ele conta que, por mais que João parecesse tímido, deu para perceber que ele gostou do resultado após duas horas de transformação.

[olho author=””]”Foi muito espontâneo. Quando ele revelou o pedido, a gente realizou realizou uma transformação. Fizemos barba, cabelo e bigode. Depois, demos um blazer, três camisas, uma calça jeans e um sapato, para ele poder procurar um emprego ou algo melhor para ele. Deu para notar a felicidade em que ele ficou”, conta. [/olho]

Catador de latinha ganha transformação e banho de loja em barbearia de Goiânia; veja
(Fotos: divulgação/Padoo)

Após toda a transformação, João parecia outra pessoa. Parecia não. Ele era outra pessoa. O proprietário acredita que essa ação fez ele perceber o quanto as pessoas necessitam de um olhar humano uma com as outras. “Essa ação foi muito positiva para todos nós. O olhar de felicidade dele não tem preço. Muitas pessoas estão passando por problemas muito piores que os nossos e que nós não fazemos ideia. A pandemia fez muitas pessoas a saírem de suas zonas de conforto”, destaca.

A mudança no visual de João é um forma de buscar a estabilidade em quatro saúdes necessárias para um ser humano, conforme aponta Alessandra. “Nós prezamos a saúde física, mental, espiritual e financeira. Pode não parecer nada, mas uma mudança de visual pode significar uma transformação gigantesca para a pessoa. O caso do João, por exemplo. A gente não via que ele era um cara tão bonito daquela forma do jeito que ele estava”, pontua.

Pessoa de poucas palavras

Alessandro descreve João como uma pessoa de poucas palavras. Ao proprietário, ele contou que é natural de Niquelândia e que, antes de se tornar catador de latinha, trabalhava como siderúrgico. Mas não contou a causa da perda do emprego. João está em situação de rua há três anos.

[olho author=””]”A gente nota que ele tem receio de falar muita coisa. Talvez porque tenha sido muito maltratado nas ruas e isso pode ter criado um certo receio nele até mesmo de acreditar nas pessoas”, ressalta. [/olho]

Com isso, Alessandro teve dificuldades de promover mais ajuda para João. Segundo ele, muitas pessoas já mandaram mensagens para ajudá-lo. Porém, ele reluta em aceitar. O dono da barbearia acredita que, aos poucos, ele vai “quebrando essa barreira”. “Como ele nos contou que está em situação de rua, sabemos que tem dia que ele não tem o comer ou vestir. Quem puder realizar doações, pode deixar em nossa barbearia que vamos repassar a ele”, finaliza.

Catador de latinha ganha transformação e banho de loja em barbearia de Goiânia; veja
Resultado de João Coelho surpreendeu a todos da barbearia (Foto: divulgação/Padoo)

Veja o vídeo da transformação de João Coelho

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por P A D O O (@padoooficial)